Cientistas deixam mamão 5x mais nutritivo
Isso permitirá que uma pequena porção desta fruta contenha até 5 vezes seu valor nutricional.
Uma equipe de pesquisadores do campus da Tec em Monterrey, no México, ganhou um prêmio nacional de alimentos por seu trabalho para aumentar o valor nutricional do mamão maradol em até cinco vezes. Perla Ramos foi a principal autora, enquanto Rocío Díaz e Carmen Hernández lideraram o projeto “Produção de compostos bioativos no mamão Maradol por meio da tecnologia de alta pressão hidrostática”.
O mamão Maradol, consumido diariamente em muitas casas do país, é rico em vitamina A e C, além de outros nutrientes, e o México é o segundo maior produtor mundial dessa fruta. Esta pesquisa ganhou o Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos na categoria Tecnologia, o maior prêmio do México nesta área.
Isso permitirá que uma pequena porção desta fruta contenha até 5 vezes seu valor nutricional. “Esses compostos que têm vitaminam A e licopeno, estávamos acompanhando um processo chamado de altas pressões hidrostáticas. São pressões super altas, é como se você colocasse vários elefantes em cima de uma moeda. O que fizemos foi tratar os cubos de mamão com essa tecnologia, os armazenamos e descobrimos que, depois que você os trata, o mamão começa a produzir mais (nutrientes)”, explicou Diaz.
Os outros pesquisadores que participaram do projeto são Carolina García, Carlos Rodríguez, da Escola de Engenharia e Ciências; e Noemí García e Gerardo García, da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde. A cerimônia de premiação foi realizada na Cidade do México em 7 de outubro. O grupo mostrou que esse tipo de pressão faz com que o tecido se sinta estressado e, como ainda está vivo, produz compostos para remover esse estresse, que aumentam os nutrientes.
FONTE: AGROLINK – Leonardo Gottems.

