Benefícios da produção agrícola com controle biológico

Compartilhar

Técnica de manejo será tema de palestra durante o One: Simpósio de Ideias Alltech, que ocorre entre os dias 19 e 21 de maio na cidade de Lexington (KY), nos Estados Unidos

Pesquisas têm avançado na busca por aprimorar a produção agrícola de forma sustentável: maximizando lucratividade do produtor ao mesmo tempo que diminuindo os impactos no meio ambiente e ainda disponibilizando alimentos cada vez mais saudáveis. Neste cenário, o controle biológico é uma das principais ferramentas para potencializar a produção e também otimizar a utilização de defensivos nas lavouras.

A técnica se baseia na utilização de microrganismos para o controle de pragas e doenças. O uso desses agentes pode também contribuir para potencializar a função das plantas e a absorção dos nutrientes, resultando em maior produtividade e rentabilidade. De acordo com o professor Flávio Medeiros, do Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), estudos mostram que com essas técnicas é possível reduzir em até um terço os custos de produção.

“Vamos supor que esse produtor substitua uma molécula química por um agente de controle biológico de eficiência de controle equivalentes, mesmo com custo equivalente, muitas vezes ele consegue ter maior produtividade e automaticamente uma maior rentabilidade, principalmente se considerado o efeito a longo prazo”, exemplifica Medeiros. O profissional destaca também os benefícios para o consumidor, já que a alternativa atende às exigências do mercado na busca por alimentos mais saudáveis, mas que essa redução na contaminação de alimentos e do meio ambiente pela maior adoção do controle biológico ainda recebe pouco reconhecimento por parte do consumidor nacional na melhor remuneração da produção agrícola, diferentemente do que já acontece em países como a França.

O especialista ressalta também que a percepção dos produtores, principalmente aqui no Brasil, tem mudado muito ao longo dos anos em relação à técnica. “Empresas e produtores tem percebido uma oportunidade de produto que atende à demanda. Principalmente nos últimos dez anos, o uso de controle biológico tem crescido muito no Brasil”, ressalta.

Anuncio congado imagem

Medeiros estará presente como palestrante na 35ª edição do One: Simpósio de Ideias Alltech, que ocorre entre os dias 19 e 21 de maio na cidade de Lexington (KY), nos Estados Unidos. Em sua palestra, irá abordar como os microrganismos podem contribuir para potencializar a função das plantas e quais as melhores maneiras de controlar doenças com essa técnica. “A ideia é apresentar aos visitantes a melhor maneira de utilização da técnica, como aprimorá-la e os diversos benefícios advindos da adoção por parte do produtor dessa forma de manejo”, finaliza.

Serviço:
One: Simpósio de Ideias Alltech 2019
19 a 21 de maio de 2019
Inscrições: one.alltech.com/br
Mais informações: eventosbr@alltech.com e (44) 3123-9543
*Tradução simultânea para português. Consultar disponibilidade nas salas.

Inscrições

Os interessados em participar do evento já podem realizar suas inscrições pelo site oficial do simpósio: one.alltech.com/br. O valor é de US$ 1.119,00, mas até 31 de março haverá o preço promocional de US$ 795,00.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!