Tecnologias para o melhoramento genético de bovinos

Compartilhar

Tecnologias para o melhoramento genético de bovinos é o foco de Curso Internacional na Embrapa.

Aumentar a produtividade na pecuária de corte é um dos maiores objetivos do melhoramento genético animal. Para discutir o tema e apresentar as novidades referentes a ferramentas e tecnologias nessa área, será realizado entre os dias 16 e 18 de março, a oitava edição do Curso Internacional de Melhoramento de Bovinos de Corte do PampaPlus. O curso é voltado para produtores rurais, técnicos e estudantes e, tradicionalmente, ocorre na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), onde também está instalada a sede do Pologen, o Polo de Excelência Genética das Raças Taurinas. O Pampaplus é promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPRO – UFRGS).

Estarão presentes especialistas brasileiros e do exterior que irão abordar tecnologias de melhoramento genético animal e como estas ferramentas podem melhorar a rentabilidade do produtor. Dentro da programação serão abordados temas como uso da Genômica na avaliação genética; o papel dos recursos genéticos na sustentabilidade na produção de carne bovina; aplicação de índices econômicos; uso de sumário de touros na seleção e acasalamento, dentre outros assuntos. Além disso, serão realizadas demonstrações teóricas e práticas da ferramenta de avaliação genética das raças Hereford e Braford – o PampaPlus. Também serão apresentados os resultados e perspectivas do Pologen para as raças taurinas, no seu segundo ano de funcionamento.

De acordo com o Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso a ideia do curso é mostrar aos participantes como incrementar a produtividade do rebanho por meio do melhoramento genético. Um dos objetivos do curso é dar continuidade à capacitação aos técnicos e produtores que participam do programa PampaPlus. Segundo a coordenadora do programa de melhoramento genético da ABHB, o programa e o curso PampaPlus nasceram juntos, buscando orientar os criadores sobre o melhoramento genético dos seus plantéis, visando a uma maior rentabilidade da atividade pecuária. “O melhoramento genético, através do uso do programa de avaliação genética do PampaPlus, é uma tecnologia de baixo custo e traz excelente resultados aos produtores quando bem aplicado e bem conduzido dentro dos criatórios”, explica Thais Lopa.

Fonte: Embrapa.


Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *