Curso sobre marcadores moleculares em genética vegetal

Compartilhar

Embrapa oferece curso sobre uso de marcadores moleculares em genômica populacional de plantas

Objetivo é capacitar participantes na análise de dados genéticos em prol da conservação de recursos vegetais.

Brasília, 28 de dezembro de 2015 – A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove, no período de 22 de fevereiro a 05 de março de 2016, o curso “Usos e aplicações de marcadores moleculares em genética e genômica populacional, filogenia e taxonomia molecular”. O objetivo é capacitar profissionais, pesquisadores e estudantes de pós-graduação na análise de dados genéticos, visando explorar aspectos teóricos e práticos da análise genética e genômica para conservação, taxonomia e filogenia molecular. As inscrições estão disponíveis até o dia 10 de fevereiro no endereço: https://www.embrapa.br/en/recursos-geneticos-e-biotecnologia/cursos/curso-usos-e-aplicacoes-de-marcadores-moleculares

            A genômica populacional pode ser amplamente definida como um estudo que possibilita o melhor entendimento dos processos evolucionários. A compreensão acerca dos processos envolvidos na diversificação de linhagens e no surgimento de novas espécies é particularmente importante nas regiões consideradas hotspots de biodiversidade, como é o caso do Brasil.

            A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia detém expertise na área de caracterização molecular de plantas, consolidado há mais de quatro décadas. Segundo a coordenadora do curso, a pesquisadora Vânia Azevedo, o conhecimento genético-molecular das plantas é fundamental para desenvolver metodologias mais eficientes de conservação, além de gerar informações biológicas para garantir a sustentabilidade produtiva dos recursos genéticos vegetais.

            “Os estudos genéticos levam ao entendimento crescente sobre a biologia das espécies vegetais, o que é determinante para a definição de ações mais eficientes em prol da conservação e do uso sustentável dos recursos genéticos a longo prazo”, ressalta a pesquisadora.

            O curso é vai oferecer conhecimentos práticos e teóricos para profissionais, pesquisadores e estudantes de pós-graduação das áreas de Biologia, Agronomia, Engenharia Florestal, Biomedicina, Biotecnologia, Veterinária e Zootecnia.

            A parte teórica vai englobar temas como histórico da genética molecular, tipos e aplicações de marcadores moleculares; Introdução sobre a prática e laboratório: PCR e genotipagem; Introdução sobre genotipagem e análise de dados; marcadores moleculares em estudos de genética de populações: diversidade genética, estrutura genética e tamanho efetivo, entre outros.

            As aulas práticas serão realizadas nos laboratórios da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em Brasília, DF, e vão treinar os participantes em técnicas de extração, quantificação e diluição de DNA; reações PCR com marcadores para filogenia e taxonomia; análises e interpretação de dados de filogenia e taxonomia (Clustalw, Blast, Paup, Sequencher), entre outras tecnologias de ponta.

Estão sendo oferecidas 30 vagas. Mais informações e inscrições no link: https://www.embrapa.br/documents/1355163/2490541/marcadoresVCRA_EDITAL_8-2015.pdf/40e2dea5-e36e-4047-a401-18477c34a74f  ou pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br 


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: