Categories: Ciência e Tecnologia

Aparelho que permite testar qualidade do leite

RS passa a contar com aparelho que permite testar qualidade do leite ao chegar na indústria.

A partir desta semana 19 regiões do Estado contarão com uma importante ferramenta que permitirá mais agilidade e segurança na fiscalização do leite que sai das propriedades rurais com destino às empresas. O Lactoscan, aparelho que faz uma análise instantânea do produto, foi cedido pelo Ministério Público para que o Estado consiga intensificar a fiscalização no setor.

Publicidade

Desde segunda-feira 38 fiscais agropecuários gaúchos passam por qualificação no Laboratório Nacional Agropecuário – Lanagro – para saber como funciona o Lactoscan. O aparelho em questão testa a qualidade do leite, identificando na hora se há no produto importantes componentes que garantam sua qualidade como quantidade de água, gordura, lactose e proteína. Com a leitura o profissional treinado já saberá na hora se há risco daquele leite ter sido fraudado.

Na última quarta feira o secretário da Agricultura e Pecuária Ernani Polo esteve no Lanagro para conhecer tanto o aparelho quanto os fiscais que irão desenvolver esse trabalho. “Para avançarmos cada vez mais no aumento da cadeia do leite, aumentando produtividade e prezando pela qualidade, precisamos investir cada vez mais para combater os problemas que afetam a produção”, ressaltou.

Os aparelhos já estão nas regionais e serão instalados nas plataformas onde o leite é repassado para o caminhão que fará o transporte até a indústria. “Hoje a própria empresa já faz a coleta de uma mostra na plataforma para ver, agora, com o Lactoscan, também faremos teste”, explica a fiscal agropecuária Ana Cláudia Silveira Netto.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Processo Haber-Bosch: A invenção que alimenta bilhões

Descubra como o Processo Haber-Bosch revolucionou a produção de alimentos e permitiu o sustento de…

8 horas ago

Indubrasil: O segredo das grandes orelhas que moldou a raça

Conheça o Indubrasil, primeira raça zebuína consolidada no país. Descubra sua origem, impacto genético e…

9 horas ago

Múmia de 700 anos revela segredo sobre doenças ancestrais

A descoberta do Streptococcus pyogenes em uma múmia de 700 anos na Bolívia prova que…

11 horas ago

Brasileiro cria Hortifruti Criativo e vira febre na Suécia

Descubra como o hortifruti criativo de Júnior Fonseca viralizou, conquistou a Suécia e transformou a…

12 horas ago

Preço da soja: Cotação pós-feriado movimenta portos e interior

Confira o preço da soja pós-feriado nas principais praças do Brasil. Veja as cotações para…

13 horas ago

Preço do milho: Mercado reage após feriado com novas cotações

Confira a atualização completa do preço do milho nas principais praças do Brasil após o…

13 horas ago

This website uses cookies.