Categories: Ciência e Tecnologia

Soja resistente à ferrugem e ao complexo de lagartas

ESPECIAL EXPODIRETO: Cultivares com resistência à ferrugem asiática e ao complexo de lagartas da soja são destaque na Expodireto 2015.

Publicidade

A Tropical Melhoramento & Genética, TMG, levará com destaque para a Expodireto Cotrijal 2015, em Não-Me-Toque-RS, suas cultivares de soja com um grande diferencial, a junção da Tecnologia Inox, com resistência à ferrugem asiática com a Tecnologia Intacta RR2 PRO, resistente às lagartas e ao glifosato.

A TMG 2158 IPRO e a TMG 7062 IPRO, que serão apresentadas na ocasião, fazem parte de um seleto grupo de cinco cultivares únicas no mundo dotadas destas tecnologias em uma única cultivar. O evento será realizado de 9 a 13 de março, e a TMG estará com um stand no local. Para o Gestor de Mercado e de Sementes, Osmair Mendonça, “participar desse evento é mais uma etapa na consolidação dos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de mercado, com foco regional, que vêm sendo realizados pela TMG desde 2007”.

As cultivares que a TMG destacará, além das vantagens genéticas, apresentam alto potencial produtivo. O diretor executivo da TMG, Francisco Soares, destaca que ferrugem e lagartas são hoje os principais problemas da sojicultura na região Sul. “Para ajudar o produtor, a TMG se empenha em desenvolver cultivares que são verdadeiras aliadas no combate e controle destes inimigos. Essas soluções tecnológicas possibilitam ganho de produtividade, redução de custo, garantia de produção e facilidade no manejo de fatores restritivos à lavoura”.

O gene de resistência à ferrugem presente nessas duas cultivares, tecnologia Inox, foi desenvolvida pela TMG e permite à planta maiores condições de conviver com a doença no campo. Caso o controle cultural e químico escapem das mãos, a planta Inox estará protegida pelo gene, proporcionando maior tranquilidade e segurança ao produtor, ganho de produtividade, redução de custos, e facilidade no manejo de fatores restritivos à lavoura.

Além disso, a tecnologia Intacta RR2 PRO apresenta excelente proteção contra as principais pragas da cultura da soja. Confere também tolerância ao herbicida glifosato como explica Soares. “Esta tecnologia traz algumas vantagens aos agricultores como flexibilidade no período de controle de plantas daninhas, efetivo controle de gramíneas e folhas largas, sem deixar de lado o respeito ao meio ambiente, já que a utilização da soja Intacta proporciona redução no consumo de água, de combustível, na emissão de CO2 e no uso de produtos químicos”.

A feira – A Expodireto Cotrijal está em sua 15ª edição e contará este ano com a presença de mais de quatrocentos expositores, que oferecem produtos e serviços na área de agronegócios. O evento é voltado para agricultores, profissionais de assistência técnica, empresários, estudantes e outros segmentos ligados ao agronegócio.

Fonte: Grupocultivar.com.br

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Preço do Milho: Cotações fecham a semana com variações

Confira o fechamento semanal do preço do milho (saca de 60 kg) nas principais praças…

1 minuto ago

Novilha gorda: Preços caem no fechamento da semana

O mercado da novilha gorda encerra a semana com ajustes negativos em praças estratégicas. Confira…

37 minutos ago

Preço da vaca gorda: Queda marca o fechamento da semana

O preço da vaca gorda encerra a semana com pressões de baixa em praças estratégicas.…

48 minutos ago

Boi China: Preço da arroba a R$ 368 com cota em alerta

O fechamento da semana para o Boi China traz preços firmes e um alerta sobre…

1 hora ago

Arroba do boi gordo: Impacto no fechamento da semana

Confira o fechamento semanal da arroba do boi gordo. Analisamos os preços brutos à vista…

1 hora ago

Mão-pelada deixa rastros curiosos por onde passa: 3 hábitos que explicam sua presença perto da água

Mão-pelada é um animal que raramente passa despercebido quando decide explorar áreas próximas à água,…

2 horas ago

This website uses cookies.