Curso sobre tecnologia de aplicação de agrotóxicos

Compartilhar

Curso sobre tecnologia de aplicação de agrotóxicos será apresentado na 7ª Semana de Integração Tecnológica em Sete Lagoas, MG.

 

Luiz Guilherme Wadt, analista da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) ministra o curso Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos na 7ª Semana de Integração Tecnológica (SIT), organizada pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), de 19 a 23 de maio de 2014.

 

Conforme Wadt, “o objetivo do curso é conscientizar os tomadores de decisão sobre as operações de aplicação de agrotóxicos de uma maneira geral (químicos ou biológicos) a respeito as necessidades de monitoramento das pragas ou doenças das plantas para definição do nível de dano – ponto em que seria recomendado a aplicação de agrotóxicos – sobre a identificação dos alvos biológicos a serem atingidos pelas pulverizações – idade, estrutura física ou regiões das plantas de maior ocorrência do agente causal do dano – e também sobre a necessidade de monitoramento da deposição das gotas geradas na pulverização sobre os respectivos alvos biológicos”.

 

Neste ano, o tema da SIT é “Agricultura em territórios mineradores” e o foco é mostrar que fortalecer a agricultura simultaneamente com a atividade mineradora é um passo decisivo na busca de sustentação socioeconômica e ambiental desses territórios. “Em uma região onde temos mineração de calcário, ardósia, minério de ferro, argila e água, o assunto é de grande relevância”, acredita Derli Prudente Santana, Supervisor do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo.

 

O seminário de abertura tem a intenção de trazer temas que possibilitem uma discussão entre as prefeituras, associações e lideranças regionais, sobre a viabilidade de parcerias para tratar de assuntos comuns a todos.

Anuncio congado imagem

 

Em 2014, dentro do contexto de um início de ano com escassez de chuvas, o objetivo é discutir o tema “Pagamento por serviços ambientais”, trazendo a experiência da Agência Nacional de Águas (ANA), sobre o Programa Produtor de Água e o Projeto Conservador das Águas em Extrema, no sul de Minas Gerais.

 

Os seminários dos dias 20, 21 e 22 abordam assuntos importantes para a agricultura familiar, típica da região e procuram enfocar demandas levantadas junto aos usuários. O Seminário de Inovação, no dia 23, tem o objetivo de discutir temas inovadores ou relevantes.

 

As atividades são realizadas na Embrapa Milho e Sorgo, na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e na Universidade Federal São João Del Rei (UFSJ).

 

Cursos

Serão realizados cinco seminários e mais de 40 cursos sobre os mais variados temas. Considerando que o público envolve agricultores, técnicos, estudantes, lideranças e comunidade em geral, há uma diversidade muito grande de temas. As inscrições para os cursos podem ser feitas diretamente no site http://sit.cnpms.embrapa.br/

 

Fonte: Embrapa Meio Ambiente.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *