BI lança nova vacina para bronquite infecciosa em aves

Compartilhar

A Volvac® IB Fit é uma vacina de rápida replicação e indução de imunidade em aves para prevenção de bronquite infecciosa 

Março de 2021 – A Boehringer Ingelheim Saúde Animal dá continuidade em seus lançamentos para avicultura brasileira e anuncia a chegada ao mercado nacional da vacina Volvac® IB Fit, que previne a bronquite infecciosa em aves. Já é a segunda novidade no ano de 2021, e vem complementar a solução para o mercado de aves junto com o “Incubatório Escola” para capacitação e treinamentos de técnicos e médicos-veterinários que atuam nas atividades relacionadas à vacinação e incubatório de ovos. 

Em testes, a vacinação com a Volvac® IB Fit resultou em um alto nível de proteção após desafio de proteção com uma estirpe virulenta homóloga em duas idades. A duração da proteção fornecida pela vacina mostrou-se longa o suficiente para cobrir o tempo médio de vida de frangos de corte com apenas uma dose no primeiro dia de idade.   

“O lançamento da Volvac® IB Fit no Brasil reforça o investimento e a atenção da Boehringer Ingelheim para a divisão de aves. No fim do ano de 2020, lançamos a Newxxitek® HVT + ND, para proteção de aves contra as doenças de Newcastle e Marek e recentemente inauguramos o VTS Incubatório Escola. A nova vacina chega para deixar o nosso portfólio ainda mais completo para atender as necessidades da avicultura nacional”, afirma Abílio Alessandri, diretor da área de Aves e Suínos da Boehringer Ingelheim Saúde Animal. 

Entre as conveniências da inclusão de aplicação da Volvac® IB Fit nas aves, estão a baixa interferência com outras vacinas respiratórias e a possibilidade de utilização em qualquer esquema de vacinação com vacinas variantes de bronquite. Em estudo realizado para avaliar o seu desempenho em um programa que inclui vacina viva atenuada variante seguido do desafio aos 28 dias pós vacinação, a Volvac® IB Fit apresentou um score de proteção acima de 80%, mais alto quando comparado às vacinas convencionais do genótipo Massachuesetts. O objetivo foi avaliar a proteção cruzada contra importantes genótipos após um amplo programa de vacinação. 

Segundo Filipe Fernando, gerente de marketing da área de Aves e Suínos da Boehringer Ingelheim, a Volvac® IB Fit chega ao mercado brasileiro com uma proposta genética nova e diferente das vacinas convencionais: “Realizamos diversos estudos comparativos com as soluções já disponíveis no mercado e tivemos resultados positivos. Em um de nossos estudos, por exemplo, identificamos que a Volvac® IB Fit apresenta-se geneticamente distante das cepas patogênicas e mais próxima das cepas que evoluíram desde a descoberta da M41, o que a distingue de outras estirpes vacinais Masachussetts, afirma. “O nosso lançamento traz ao mercado brasileiro grandes novidades na prevenção e combate da bronquite infecciosa em aves”, conclui. 

Sobre a bronquite infecciosa

O IBV (infectious bronchitis virus), causador da bronquite infecciosa, é altamente contagioso e provoca diversos prejuízos à avicultura no Brasil e no mundo. Sua transmissão ocorre principalmente por vias respiratórias. Entre os principais sintomas nas aves, estão a insuficiência respiratória, dispneia, espirros, lacrimejamento, nefrite/nefrose e desidratação. Como consequência, ocorre aumento na mortalidade, queda na produção de ovos e perda na qualidade dos ovos produzidos, afetando diretamente a produtividade.

 

De acordo com trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores Assayag e Fernando (2011 e 2016, respectivamente), em duas das maiores empresas avícolas do Brasil, e apresentados no Simpósio Internacional de Coronavírus Aviários e Pneumovírus, a bronquite infecciosa levou à perda de 5,6 pintos por matriz alojada e causou um aumento na conversão alimentar de 67 a 94 gramas.


Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *