Categories: Animais e Pecuária

Autoridade Europeia dá aval para registro de FUMzyme®

A Biomin, empresa líder em nutrição animal, conquistou aval fundamental para o registro de FUMzyme®, a única enzima desativadora de micotoxinas disponível no mercado e componente de Mycofix®, para aplicação em alimentos fermentáveis, incluindo silagens.

No dia 21 de julho de 2020, o Painel Científico dos Aditivos e Produtos ou Substâncias Utilizadas na Alimentação Animal (FEEDAP), da (EFSA), publicou “Opinião Científica” favorávelem termos de segurança e eficácia de FUMzyme® em alimentos fermentáveis para todas as espécies animais.

 

FUMzyme®, uma esterase da fumonisina, é uma enzima purificada que detoxifica as fumonisinas – categoria de micotoxinas produzida por fungos do gênero Fusarium – em metabólitos não tóxicos. A aplicação de FUMzyme® em dietas de suínos e aves já havia sido autorizada pela UE.

 

De acordo com a nova “Opinião Científica” emitida pela EFSA, “o aditivo tem a capacidade de degradar fumonisinas em alimentos fermentáveis (em níveis que estejam dentro dos limites de orientação estabelecidos pela UE) quando aplicado na dose mínima recomendada de 40 U/kg de alimento. Esta conclusão baseia-se em três estudos nos quais se observaram reduções significativas dos níveis de fumonisinas em silagens tratadas”.

 

“Esse fato constitui importante passo para conseguir a autorização da UE para o uso de FUMzyme® em silagens”, comenta Ursula Hofstetter, Diretora de Gestão Global de Produtos – Micotoxinas da BIOMIN. “Nós valorizamos o trabalho científico rigoroso do Painel FEEDAP para chegar a essas conclusões”, adiciona.

 

Além disso, a “Opinião Científica” destaca a segurança de FUMzyme® e afirma que “o Painel FEEDAP conclui que, nas condições de uso propostas, o aditivo é seguro para os animais, os consumidores e o meio ambiente”.

Risco das fumonisinas em animais de produção em crescimento – A mais recente Pesquisa Global de Micotoxinas da BIOMIN revela que as fumonisinas estão presentes em 80% das mais de 6 mil amostras de milho analisadas em todo o mundo. As mudanças climáticas criam um ambiente favorável à propagação de fungos do gênero Fusarium, contribuindo para o aumento da contaminação das culturas com fumonisinas.

 

“As fumonisinas e as micotoxinas em geral estão se tornando uma preocupação para a indústria leiteira”, observa a Dra. Hofstetter. Estudo científico recente conduzido na Universidade de Piacenza (Itália) mostrou que baixos níveis de fumonisinas e desoxinivalenol, outra micotoxina de Fusarium, podem reduzir significativamente o rendimento leiteiro médio, além de diminuir a digestibilidade da matéria seca e contribuir para danos ao fígado de vacas leiteiras.

 

“O desafio para os produtores de leite reside no fato de que as fumonisinas atravessam o rúmen praticamente intactas”, comenta a Dra. Hofsteffer. “Já foi demonstrado que as fumonisinas causam danos ao epitélio intestinal, reduzindo a absorção de nutrientes e causando a síndrome do intestino permeável. Isso se traduz em pior desempenho e maior suscetibilidade a doenças”, acrescenta a especialista. “Esperamos levar FUMzyme®, solução inovadora contra as fumonisinas em silagens, aos produtores de leite assim que obtivermos a autorização da UE”, complementa.

Ana Lívia Lopes

Published by
Ana Lívia Lopes

Recent Posts

5 habilidades impressionantes dos cães que as pessoas nunca vão conseguir competir

Muito além da obediência: algumas capacidades dos cães continuam desafiando a ciência e explicam por…

3 horas ago

5 plantas para fazer quintais pequenos parecerem muito maiores e criar uma profundidade visual surpreendente

Com as plantas certas, até poucos metros quadrados podem ganhar camadas, altura e uma sensação…

3 horas ago

9 curiosidades sobre o corpo humano que acontecem diariamente sem que a maioria das pessoas perceba o que está ocorrendo

O corpo humano realiza milhares de ajustes silenciosos por dia para manter equilíbrio, proteção, energia…

6 horas ago

O que está por trás da queda dos grãos na bolsa de Chicago?

A safra americana de grãos avança em boas condições e aumenta a pressão sobre soja,…

16 horas ago

Minifrutas ganha espaço e abre nova oportunidade para produtores

O minikiwi lidera a tendência das minifrutas no Brasil, impulsionada por lares menores, praticidade no…

16 horas ago

Safra de Trigo do RS Deve Cair 36% e Acende Alerta no Setor

A safra de trigo do RS deve cair 36,4% em 2026 devido à redução de…

17 horas ago

This website uses cookies.