Campeões da PCAD 2019

Compartilhar

Prova reuniu no dia 09/11/2019 criadores, técnicos, pesquisadores e pecuaristas no confinamento da Coplacana, em Piracicaba (SP), para divulgar o resultado da avaliação de 78 touros jovens, os novos raçadores e talentos da raça.

Pcad 2019 – Tourinhos Canchim em final da prova

 

A PCAD – Prova Canchim de Avaliação de Desempenho, iniciada em junho foi encerrada no dia 09/11 com apresentação dos tourinhos premiados como Elite Ouro, Prata e Bronze e Elites. A prova contou com 78 garrotes Canchim, pré-selecionados nas fazendas e enviados pelos 13 principais criadores, dos Estados de SP, PR, MG e GO, numa disputa acirrada.

A PCAD 2019, a 9ª prova do gênero, é promovida pela ABCCan, com supervisão técnica da Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos, e apuração dos dados pelo Programa Geneplus. Além de toda a logística da Coplacana em seu confinamento, a prova teve como adjuvantes a @aTech em sua plataforma BeefTrader na medição de eficiência alimentar.

O evento aconteceu no dia 09/11, com encerramento da Prova na parte da manhã e um leilão de genética, Genética Canchim, na parte da tarde. No inicio do trabalhos dr Jose Renato Alves da Emater/RO, apresentando o potencial do Canchim no cruzamento industrial naquela fronteira da pecuária.

Dra Cintia Marcondes, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, e supervisora da prova, apresentou os resultados da PCAD 2019, com premiação dos animais premiados.

Os 78 animais participantes da prova foram divididos em 2 grupos etários, com a premiação de um animal em cada grupo.

Animais premiados:

A Prova foi conduzida num regime alimentar controlado, para formação de tourinhos, evitando o ganho excessivo de peso, para não prejudicar as qualidades funcionais dos futuros reprodutores.

 “A prova cumpriu seu objetivo de identificar os melhores animais para emprego no melhoramento genético da raça”, garantiu dra Cintia Marcondes, coordenadora da prova, e pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste em São Carlos. Foram avaliados 78 garrotes provenientes de 13 fazendas. Os animais entraram na engorda intensiva com peso médio de 227 Kg e idade de oito meses e encerraram a prova com peso de 475 kg, registrando ganho de peso médio diário (GMD) de 1.38 kg, a meta da prova desde seu primeiro ano. Os animais, por volta de 14 meses, obtiveram média de 32,2 cm de CE, um forte indicativo de precocidade sexual da raça.

A média para área de olho de lombo (AOL) ficou em 88,73, com animais atingindo o destacado índice de 116,2. Já a média de espessura de gordura ao final da prova foi de 3,21mm, com animais apresentando acabamento de até 6,91 mm de gordura. Nas características ligadas à qualidade de carne o marmoreio, a média foi de 1,96 e máximo de 3,38, valor superior ao encontrado em animais de raça britânica.

Para Adriano Lopes, Presidente da ABCCan e zootecnista, “afora ganho de peso, a PCAD objetiva identificar novos talentos eficientes na produção de carne, e isto temos conseguido a cada prova”. São avaliadas características ligadas ao ganho de peso, peso final, padrão racial, características morfológicas, pigmentação da mucosa, comprimento do umbigo, comprimento e qualidade da pelagem, aprumos, cascos, perímetro escrotal, temperamento e carcaça (AOL, EGS e MAR).

Para a coordenadora Cíntia Marcondes, da Embrapa Sudeste, o advento do Beef Trader na avaliação da eficiência alimentar vem a contribuir com os sistemas de produção que utilizam o Canchim. “Se considerarmos que o usuário final do Canchim, em sua maioria, termina animais em confinamento, os dados obtidos pela PCAD tornam-se fundamentais”, diz ela, apontando que embora o touro não seja abatido, sua progênie será. “Dessa forma podemos predizer o que determinada genética agrega, de fato, à rentabilidade”, acrescenta Tiago Albertini da BeefTrader.

No cruzamento industrial, com touros Canchim, busca-se saber a qualidade da carne de animais cruzados. Paralelo à PCAD foi feito um abate técnico de novilhas meio-sangue Canchim, abate na CowPig em Boituva e acompanhado pela start-up BBQ(Brazilin Beef Quality), onde se demonstrou o bom rendimento de carcaça, a alta qualidade dos cortes e da carne.

Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Canchim. Disponível em: <http://www.abccan.com.br/gado/canchim-campeoes-da-pcad-2019/>. Acesso em: 21/01/2020


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *