DHA: fonte de ômega-3 pode prevenir doenças em pets
Benefícios são semelhantes aos observados em humanos, com redução de colesterol e melhora na atividade cerebral
A inclusão de DHA (Ômega-3) de forma preventiva na dieta de cães e gatos tem demonstrado efeitos semelhantes aos resultados em humanos, favorecendo, por exemplo, as atividades cerebral, cardíaca, visual e dermatológica dos animais. Reconhecido tradicionalmente por estar presente no óleo e na farinha de peixe, o DHA também pode ser encontrado em fontes alternativas, como as microalgas heterotróficas.
A suplementação das rações com o DHA extraído de algas, além de benefícios para os pets, representa uma opção sustentável em comparação ao uso de óleo de peixe, como explica o gerente de vendas para pets da Alltech, Rafael França. “O DHA tem como uma de suas principais fontes o óleo de peixe de águas profundas, que absorvem a substância ao se alimentarem de fitoplânctons. Trabalhamos com o DHA extraído diretamente dessas microalgas, ou seja, estamos tirando esse intermediário que seria o peixe. A farinha de algas já é naturalmente enriquecida com o DHA, a tornando mais biodisponível e com menores índices de processos oxidativos, que levam à perda das propriedades nutricionais”, explica.
O componente está presente principalmente nas rações de linhas premium e superpremium, ou ainda em produtos voltados a filhotes e animais gestantes, por sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo de cães e gatos. Como ressalta França, a substância também contribui na prevenção de inflamações e redução de níveis de colesterol. “A ideia é manter uma alimentação adequada para os pets, com ingredientes funcionais que previnam problemas de saúde no futuro. Cada vez mais essas substâncias inovadoras, como o DHA, estão sendo utilizadas nas dietas de cães e gatos”.
É pensando na qualidade de vida dos animais de estimação que a demanda por alimentos de qualidade superior e benefícios funcionais está crescendo tanto entre os tutores quanto nas empresas do setor de alimentação animal, como ressalta o gerente da divisão de alimentos superpremium da Adimax Pet, Eduardo de Assis Leite. A empresa utiliza o DHA em seus produtos desde 2010, com a inclusão da linha premium em seu portfólio de produtos.
“Hoje trabalhamos com o DHA extraído de algas, pois é de inclusão mais fácil na produção das rações e possui maior concentração do Ômega-3. A farinha de algas, por ser em pó, é mais fácil de dosar que o óleo de peixe, e temos maior precisão na quantidade de composto utilizado. Hoje os tutores estão atentos aos alimentos oferecidos aos pets, e estão cada vez mais exigentes com os ingredientes que fazem parte do produto”, ressalta o gerente.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











