Categories: Animais e Pecuária

Rebanho suíno totalizou 41,4 mi de animais em 2018

Rebanho suíno totalizou 41,4 milhões de animais em 2018, revela IBGE.

Entre os municípios, os maiores produtores foram Toledo (PR), Rio Verde (GO) e Uberlândia (MG).

Publicidade

Os produtores brasileiros criavam 41,4 milhões de suínos em 2018, aumento de 0,1% em relação ao ano anterior, segundo o levantamento Produção da Pecuária Municipal, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A região Sul detinha 49,7% do rebanho: Santa Catarina era responsável por 19,2% do total nacional; o Paraná, 16,6%; e o Rio Grande do Sul, 13,8%.Entre os municípios, os maiores produtores foram Toledo (PR), Rio Verde (GO) e Uberlândia (MG).

De todo o rebanho, havia 4,8 milhões de matrizes de suínos, o equivalente a 11,6% do efetivo total de animais, 1,5% a mais do que o registrado em 2017.Os criadores também aumentaram seus rebanhos de ovinos (alta de 1,8% ante 2017, para um total de 18,9 milhões de animais) e de caprinos (aumento de 4,3%, alcançando 10,7 milhões de animais) em 2018. O Nordeste concentrou 93,9% dos caprinos existentes no Brasil no ano passado, além de 66,7% do total de ovinos.A Bahia detinha 30,2% do rebanho nacional de caprinos e 22,1% do rebanho ovino do País.Dos 20 municípios com o maior número de caprinos, nove pertenciam à Bahia e 11 a Pernambuco. Os municípios de Casa Nova (BA), Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e Curaçá (BA) lideraram o ranking de maiores rebanhos.

Ovinos

No caso dos ovinos, o município de Casa Nova (BA) também tinha a maior criação de animais, seguido por Santana do Livramento (RS), Juazeiro (BA), Remanso (BA) e Dormentes (PE).O rebanho de equinos somou 5,7 milhões de cabeças em 2018, enquanto o de bubalinos totalizou 1,4 milhões de animais.O País produziu 8,7 mil toneladas de lã no ano passado e 3,0 mil toneladas de casulos de bicho-da-seda.

Mel

A produção de mel alcançou 42,3 mil toneladas, um aumento de 1,6%, totalizando um valor da produção de R$ 502,8 milhões, 2,2% a menos que no ano anterior.A região Sul manteve a liderança na produção de mel, responsável por 38,9% do total nacional. O Rio Grande do Sul produziu 15,2% de todo o mel brasileiro; o Paraná, 14,9%; o Piauí, 12,3%; São Paulo, 9,8%; e Minas Gerais, 9,6%.Os municípios de Ortigueira (PR), Botucatu (SP) e Itatinga (SP) lideraram o ranking de produção de mel.

FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO.

Carine Colim

Published by
Carine Colim

Recent Posts

Suinocultura de Mato Grosso do Sul: Setor dispara 50% com R$ 300 mi

A suinocultura de Mato Grosso do Sul cresce 50% em três anos com aporte de…

6 horas ago

Estratégia Energética dos EUA: O detalhe que todos ignoram

A nova Estratégia Energética dos EUA sob Trump e Rubio foca em limitar o petróleo…

7 horas ago

Pneumonia Bovina: Por que vacinar não impede a doença?

A pneumonia bovina compromete o lucro do confinamento muito além dos remédios. Saiba como a…

7 horas ago

Antimicrobianos como promotores de crescimento: Proibição vai encarecer a carne?

O Mapa proibiu o uso de antimicrobianos como promotores de crescimento na pecuária. Entenda o…

7 horas ago

Arroba do Boi China: 11 praças com os preços de hoje

Confira os valores da arroba do boi china a prazo para este 28/04. Tabela completa…

11 horas ago

Arroba da vaca gorda: Veja as cotações em 32 praças

Confira o preço da arroba da vaca gorda hoje em 32 praças brasileiras. Veja as…

12 horas ago

This website uses cookies.