Categories: Animais e Pecuária

Biotecnologia ajuda a acabar com a fome no mundo

 

Acurácia, intensidade e diversidade genética. Esses fatores, associados a um longo período de seleção, safra por safra, estão na base de um eficiente programa de melhoramento genético na pecuária. A afirmação é de um dos maiores especialistas do mundo no tema, John Cole, diretor do Laboratório de Genômica Animal e Melhoramento do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Publicidade

 

Cole e um time de importantes pesquisadores internacionais deram brilho especial ao simpósio “Como a Biotecnologia Pode Acabar com a Fome no Mundo”, promovido pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), da USP – campus de Pirassununga (SP), nos dias 11 e 12 de abril.

O evento foi coordenado pelo profs. drs. José Bento Ferraz Sterman (Titular em Genética e Melhoramento Animal e, ao lado do prof. Joanir Pereira Eler, responsável técnico pelo programa de melhoramento genético da CFM) e Heidge Fukumasu.

 

“Reunimos uma seleção de especialistas de várias partes do mundo para compartilhar o que há de mais avançado em melhoramento genético. Estamos cumprindo a missão da FZEA-USP de prover ‘Ciência e Inovação da Fazenda à Mesa’”, assinalou o prof. José Bento Ferraz.

 

O simpósio reuniu cerca de 300 participantes em dois dias, além de milhares de várias partes do mundo que acompanharam a transmissão pela internet. São pesquisadores, especialistas em genética animal de várias instituições públicas e privadas, pos-doutorandos e graduandos.

A programação incluiu as necessidades futuras de alimentos para atender à crescente demanda global, além das relações do melhoramento genético de plantas e animais, pecuária de corte, pecuária leiteira, aquicultura e biotecnologia voltada para o controle sanitário.

 

Entre os vários temas relevantes, destaque para novos termos ligados à genética e produção de proteínas animais, como SNPS, CRISPR e edição gênica, que dão uma nova visão sobre genômica na cadeia da carne.

 

“Espero que os participantes multipliquem, em suas instituições, estudos e pesquisas associando a biotecnologia ao aumento de produtividade, proporcionando mais proteínas animais, com menos emissões de carbono e gases de efeito-estufa”, disse Bento.

 

A CFM foi uma das apoiadoras do simpósio. “Entendemos a importância da discussão sobre a biotecnologia e a produção de alimentos. A CFM investe há 40 anos em seu programa de melhoramento genético e aplica, ano após ano, os conceitos destacados pelo dr. John Cole. Seleção se faz com muita atenção aos detalhes e avanços constantes, oferecendo aos nossos clientes reprodutores Nelore CEIP cada vez mais produtivos”, ressaltou Tamires Miranda Neto, gerente de pecuária da CFM.

 

Henrique Marani

Published by
Henrique Marani

Recent Posts

Metano na estratosfera acelera e muda projeções

Metano na estratosfera é destruído mais rápido que o previsto, revelam satélites. Entenda o impacto…

6 horas ago

Fluffy Cows: O fenômeno que virou negócio milionário

Fluffy Cows viralizaram pela pelagem impressionante e conquistaram a internet. Descubra como surgiram e o…

12 horas ago

Preço da soja hoje quarta-feira: Confira valores por estado

Confira o preço da soja saca de 60 kg atualizado nas principais regiões produtoras do…

12 horas ago

Preço do milho saca de 60 kg: Veja valores por estado hoje quarta-feira

Confira o preço do milho saca de 60 kg atualizado em diversos estados brasileiros e…

12 horas ago

Pouca gente conhece a calatheia lancifolia, mas a luz incorreta apaga o desenho das folhas rapidamente

Calatheia lancifolia pode perder o desenho das folhas com luz inadequada. Veja como ajustar a…

15 horas ago

Boi China a Prazo redefine preços no mercado nesta quarta-feira

O Boi China a Prazo apresenta novos valores por estado. Confira a tabela completa e…

15 horas ago

This website uses cookies.