Categories: Animais e Pecuária

Brasil é reconhecido como livre da aftosa com vacinação

Brasil recebe reconhecimento como livre da aftosa com vacinação.

Brasil recebe na quinta-feira (24) o reconhecimento como livre da febre aftosa com vacinação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Publicidade

O Brasil recebe na quinta-feira (24) o reconhecimento como livre da febre aftosa com vacinação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, destacou que o resultado é fruto de dura trajetória e dedicação dos pecuaristas e do setor veterinário oficial brasileiro.

De acordo com ele, o setor agropecuário na economia brasileira é de fundamental importância, influindo positivamente na balança comercial, na geração de emprego e renda, e contribuindo para o controle da inflação e melhoria das condições de vida da população.

O ministro citou dados de 2017 em que somente a pecuária representou um Valor Bruto da Produção (VBP) de 175,7 bilhões de reais. No mesmo período, apenas o complexo carnes teve um crescimento nas exportações da ordem de 8,9%, atingindo um volume de 15,5 bilhões de dólares. “E ainda temos potencial para crescermos muito mais no mercado internacional, pois exportamos somente uma pequena parte da nossa produção de bovinos e suínos. Esse crescimento das exportações brasileiras se deve, além da inquestionável qualidade e competitividade dos nossos produtos, sobretudo à melhoria da condição sanitária do rebanho nacional.”

A próxima etapa para o Brasil é atingir o status de País livre de aftosa sem vacinação. Santa Catarina é o único estado reconhecido desde 2007 como livre de aftosa sem vacinação. Maggi alertou que ainda há trabalho a realizar e investimentos a fazer. “Para isso, temos plena consciência da necessidade de fortalecermos ainda mais nossas capacidades de prevenção, vigilância e de resposta a possíveis emergências que possam ocorrer”, disse o ministro. Segundo ele, ainda serão necessários muito mais investimentos no serviço veterinário brasileiro, além da parceria dos produtores rurais, profissionais e outros atores do setor privado.

#Brasil #livre #febre #aftosa #vacinação

FONTE: SUINOCULTURA INDUSTRIAL.

Otavio Culler

Published by
Otavio Culler

Recent Posts

Preços da Vaca Gorda: Qual estado paga melhor pela arroba?

Confira os preços da vaca gorda atualizados, valores à vista e 30 dias, e descubra…

14 horas ago

Preços da Novilha Gorda: Ranking dos valores em cada estado

Confira os preços da novilha gorda atualizados por região, valores à vista e para 30…

15 horas ago

Preço da soja: Valores atuais e onde está valendo mais

Confira o preço da soja saca de 60 kg em todas as regiões do Brasil,…

15 horas ago

Preço do milho saca de 60 kg: Valores atualizados

Confira o preço do milho saca de 60 kg em todas as regiões do Brasil,…

15 horas ago

Raro búfalo albino chama a atenção no meio do rebanho e parece montagem à primeira vista, mas o animal existe e está despertando curiosidade em Bangladesh

Um búfalo albino virou atração nacional em Bangladesh depois que sua aparência incomum começou a…

15 horas ago

Preço da arroba do boi china a prazo: Confira os valores por região

Confira o preço da arroba do boi china a prazo em 29/05/2026, valores brutos e…

17 horas ago

This website uses cookies.