“Esse cavalo, único bem que me resta e a própria alma “
Francisco Martins Bastos Sobrinho, conhecido como Chico Bastos, é um apaixonado pela raça crioula e um dos promotores do leilão Arte em Movimento que acontecerá no sábado dia 10 de dezembro na cabana Villa Martarazzo em Camaquã.
Proprietário da Cabanha do Barulho em Uruguaiana (RS), Chico lembra que o gosto, o trabalho com cavalos e a Cabanha foram herdados do tio, também Francisco Martins Bastos, apelidado de “Barulho”. Fundada há 42 anos, a Cabanha foi renomeada em homenagem ao seu fundador em 2004, quando do seu falecimento.
A família de Chico é tradicionalmente conhecida por ter ajudado a selecionar a raça crioula no Brasil. Chico já ganhou, com o plantel, várias competições no Brasil, entre elas; Bocal de Ouro e de Prata, além de inúmeras vezes ter sido finalista do Freio de Ouro.
Chico também foi um dos jurado que mais atuou em competições da raça crioula não só no país como em alguns dos mais importantes eventos da América Latina. O criador tem o orgulho de, há três anos, ter dado nota 10 e eleito como melhor animal da raça a égua Oraca do Itapororó, única na história a receber nota máxima.
Como competidor e também ginete, Bastos aprecia uma boa paleteada. Também o único Brasileiro a chegar na final do Campeonato Nacional de Paleteada na Argentina, com égua de sua criação.
No dia 10 de dezembro Chico Bastos estará leiloando 18 lotes de animais morfologicamente perfeitos, entre eles a potranca Rancheira do Barulho que descende da Buscada Popo Grande, campeã em 1974.
O evento – O Leilão: Arte em Movimentoterá como anfitriões, além da Cabanha Villa Matarazzo, de Jayme Monjardim Matarazzo, a Cabanha Valentina, de Washington Umberto Cinel, a Cabanha do Barulho, de Chico Bastos e a marca de luxos campeiros La Victoria, de Ariel Cappiello. Esta também será a apresentação das Cabanhas Villa Matarazzo e Valentina ao mercado gaúcho.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Viva comunicação

