Categories: Animais e Pecuária

Frigoríficos de MS começam a exportar carne para os EUA

Os frigoríficos de Mato Grosso do Sul já estão exportando para os Estados Unidos a carne in natura, que é a carne crua. É o início de uma nova etapa no comércio entre os dois países.

Produzir com qualidade sempre foi o foco do pecuarista Jorge Tupirajá. Ele cria novilhos precoces há mais de 20 anos em Campo Grande e nesse período, a carne que saiu da fazenda dele foi para a mesa de muitos brasileiros e até cruzou as fronteiras rumo a países como Russia, Chile e Venezuela. Para atender a esse mercado, a propriedade segue todas as regras sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Agricultura – entre elas, a vacinação do rebanho contra doenças, como a febre aftosa. Agora, com a abertura do mercado norte-americano, o pecuarista se sente ainda mais motivado. “Os Estados Unidos fazendo essas compras agora, vai mostrar para o resto do mundo o quanto nós somos competentes, produtores sérios. E o Brasil é um grande produtor de proteína vermelha”, avalia Jorge.
?

Publicidade

O acordo que deu passe livre para a carne brasileira era esperado há pelo menos 15 anos, quando começaram as primeiras negociações entre os dois países. Os americanos são importadores tradicionais da nossa carne mas antes só compravam produto processado.

Até agora, cinco indústrias brasileiras foram certificadas. Em Mato Grosso do Sul, dois frigoríficos estão habilitados a enviar carne bovina in natura aos Estados Unidos: MarfrigJBS. Os embarques começaram há duas semanas e as indústrias pretendem ampliar os negócios daqui para frente. O acordo com os EUA prevê a comercialização de vários cortes, mas neste primeiro momento, apenas carne da parte dianteira dos animais está sendo negociada. O produto sai embalado e recebe etiquetas de exportação e selo de inspeção federal. A JBS calcula que até o fim do ano o país deve exportar para os Estados Unidos entre 10 mil e 12 mil toneladas de carne crua e espera que o grupo venda 50% desse volume.

Como os Estados Unidos são exigentes e servem de referência para o mercado externo, o acordo deve abrir novas portas para o produto brasileiro, segundo o presidente da JBS Mercosul, Miguel Gularte. “O status sanitário do Brasil evoluiu muito nos últimos anos. Isso aí também tem um outro aspecto: vai permitir que o Brasil almeje outros mercados, que ele hoje ainda não atinge, como o Canadá, o mercado do Japão, o mercado da Coreia. Esse é o primeiro passo numa direção que nós já viemos experimentando nos últimos anos, de ganhar status sanitário e confiança”.

Por enquanto, o Brasil poderá operar dentro de uma cota anual de quase 65 mil toneladas, que está aberta a vários países e é livre de impostos. Fora dessa cota, há um imposto de cerca de 26%.

 

Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2016/10/frigorificos-de-ms-comecam-exportar-carne-natura-para-os-eua.html 

Thalita Bueno

Published by
Thalita Bueno

Recent Posts

5 estímulos naturais que favorecem a floração da hoya carnosa ao longo do ano

Descubra como a hoya carnosa pode florescer o ano inteiro com luz, rega estratégica e…

36 minutos ago

2 estratégias no passeio do Spitz Alemão que ajudam a reduzir latidos insistentes à noite

Veja como o passeio do Spitz Alemão pode reduzir latidos insistentes à noite com duas…

1 hora ago

4 erros na drenagem que matam plantas silenciosamente e comprometem o desenvolvimento das raízes

Plantas sofrem com drenagem incorreta; veja 4 erros comuns que comprometem raízes e como evitar…

11 horas ago

4 sinais de que o gato Maine Coon pode estar acumulando bolas de pelo que afetam a digestão

Maine Coon pode acumular bolas de pelo; veja 4 sinais digestivos e como notar cedo…

11 horas ago

3 posições estratégicas para manter a jiboia cheia, pendente e com folhas maiores dentro de casa

Jiboia cresce mais cheia e pendente quando bem posicionada; veja 3 locais estratégicos dentro de…

2 dias ago

3 cuidados com o Shih Tzu que ajudam a evitar crises respiratórias silenciosas em dias quentes e abafados

Shih Tzu exige atenção extra no calor; veja 3 cuidados simples que ajudam a evitar…

2 dias ago

This website uses cookies.