Categories: Animais e Pecuária

China remove parcialmente embargo sobre a carne bovina

China anunciou nesta quinta-feira (22) a suspensão parcial do embargo sobre alguns produtos americanos à base de carne bovina, proibição em vigor desde 2003, quando foi detectado um primeiro caso encefalopatia espongiforme bovina (EEB), também conhecida como doença da vaca louca, nos Estados Unidos.

A partir de agora estará permitida a importação para a China de produtos americanos de carne bovina, com ou sem osso, de animais com menos de 30 meses, informou a Agência Chinesa para o Controle da Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ).

Publicidade

Em 2006, Pequim reduziu o número de produtos afetados pelo embargo, mas Washington criticou na época uma decisão “muito limitada e insuficiente”, argumentando que a carne bovina americana era segura.

O fim da proibição coincide com o aumento do consumo de carne, em particular australiana, na segunda maior economia mundial, onde a classe média, cada vez mais numerosa, está mudando seus hábitos alimentares.

A informação foi divulgada no site da AQSIQ e tem aplicação imediata, o que acaba quase por completo com o embargo, mas com algumas condições, entre elas que os produtos “respondam às exigências chinesas sobre rastreabilidade, inspeção e quarentena”.

“Reconhecemos que os Estados Unidos têm uma boa carne bovina, por que negar aos clientes chineses esta opção?”, declarou o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, no início da semana durante uma visita a Nova York, segundo o Wall Street Journal.

Em agosto, o Brasil também retirou o embargo sobre a carne americana.

Durante o embargo, muitos chineses compravam carne bovina americana pela internet e, segundo uma fonte em Washington, grande parte desta carne escapava das restrições de importação.

A China mantém embargos de importação da carne da União Europeia pelos casos de EEB há 15 anos. Mas de acordo com várias fontes, Pequim está negociando com a Irlanda para suspender a medida em breve.

No ano passado, a China foi o segundo país a importar mais produtos agrícolas americanos, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), com um aumento de mais de 200% em uma década. O consumo de carne bovina passou de 3 quilos por habitante em 2005 a 3,8 kg em 2016.

A suspensão do embargo e a retomada das exportações são cruciais para os produtores americanos, que enfrentam o excesso de oferta interna e uma considerável queda do preço.

Até 2020, a China deve consumir 2,2 milhões de toneladas adicionais de carne bovina e as importações devem representar 20% do total, de acordo com uma estimativa do banco holandês Rabobank.

“Os preços da carne bovina dispararam e agora são quatro vezes maiores que no ano 2000”, destaca o Rabobank.

A China já é o maior consumidor mundial de carne de porco, mas não produz o suficiente para suprir a demanda interna. Nos primeiros quatro meses de 2016, o país dobrou as importações de carne suína procedente da Europa.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2016/09/china-remove-parcialmente-embargo-sobre-a-carne-bovina-americana-20160922072503310710.html 

 

Thalita Bueno

Published by
Thalita Bueno

Recent Posts

Cabra das rochosas revela os bastidores da vida no abismo

cabra das rochosas vive em ambientes extremos, desafiando a gravidade em penhascos e enfrentando predadores,…

48 minutos ago

Gelo frazil: o fenômeno que faz lagos “cantarem” no frio extremo

gelo frazil é um tipo de formação de gelo que ocorre quando a água permanece…

54 minutos ago

Origem das células eucarióticas ganha nova explicação científica

Origem das células eucarióticas deixou de ser apenas um enigma evolutivo. Novas análises genéticas mostram…

58 minutos ago

Cometa interestelar 3I/ATLAS revela plano ousado de perseguição no espaço

cometa interestelar 3I/ATLAS é o terceiro visitante confirmado vindo de outro sistema estelar e já…

1 hora ago

Intoxicação por manga em bovinos pode gerar grandes prejuízos

intoxicação por manga em bovinos é um problema real na pecuária tropical e pode levar…

1 hora ago

Expansão da área plantada de grãos revela virada histórica

expansão da área plantada de grãos mostra como Brasil e Estados Unidos seguiram caminhos diferentes…

1 hora ago

This website uses cookies.