Categories: Animais e Pecuária

Resultados de prova de avaliação de Senepol

Programa Geneplus-Embrapa apresenta resultados de prova de avaliação de Senepol.

Os resultados da 4ª edição da Prova de Avaliação de Desempenho do Senepol (PADS) foram apresentados durante reunião entre pesquisadores, técnicos e criadores na Embrapa Gado de Corte, no fim de junho. A PADS é coordenada pelo Programa Geneplus-Embrapa, em parceria com o Núcleo Brasileiro de Melhoramento do Senepol (NBM Senepol). A principal finalidade é identificar touros jovens melhoradores para a raça.

Publicidade

Iniciada em julho de 2014 e concluída em abril de 2015, a 4ª edição, realizada na fazenda Bama (Juara, MT), em regime exclusivo de pasto, contou com a participação de 96 animais de seis diferentes propriedades. “Dois touros foram selecionados para participarem do Programa de Avaliação de Touros Jovens da raça Senepol [ATJPLUS], que visa fomentar o uso de touros jovens nos rebanhos, contribuindo para a redução do intervalo de geração e, consequentemente, para o progresso genético da raça”, explica o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gilberto Menezes, um dos coordenadores do Programa de Melhoramento do Senepol no Programa Geneplus-Embrapa.

Segundo o zootecnista do Programa, Lucas Silva, os dois touros escolhidos têm potencial para dar importante contribuição para a raça Senepol no Brasil. Os touros BAMA1323, criatório JL Agropecuária Ltda (Juara, MT), e TMR104, criatório Tamar, serão encaminhados para a Alta Genetics (Uberaba, MG), empresa parceria do projeto, onde terão doses de sêmen coletadas para distribuição entre os criadores interessados.

Edição atual

A 5ª edição da PADS acontece de julho deste ano a abril de 2016, na Fazenda San Francisco (Miranda, MS). O dono da propriedade, Roberto Coelho, espera receber pelo menos 200 animais para a prova. “O Núcleo de Melhoramento Genético de Senepol agradece aos técnicos do Programa Geneplus-Embrapa porque o trabalho deles nos ajuda a organizar nossa raça e a crescer dentro dessa atividade”, diz.

Mais informações podem ser obtidas com a equipe do Programa Geneplus-Embrapa nos telefones (67) 3368-2181/2065/2103.

Fonte: Embrapa Gado de Corte.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

5 sinais sutis da suculenta rabo-de-burro que revelam excesso de água antes que as folhas comecem a cair

A suculenta rabo-de-burro (Sedum morganianum) costuma enganar até quem já tem experiência com plantas ornamentais,…

13 horas ago

5 plantas de sombra que pegam rápido no outono e quase não dão trabalho

O interesse por plantas de sombra cresce no outono, quando a luz fica mais suave…

18 horas ago

5 sinais de linfoma em gatos que você não pode ignorar.

O artigo aborda de forma completa o linfoma em gatos, explicando que se trata de…

1 dia ago

O segredo para passear com cachorro filhote em segurança

Este artigo detalha o momento seguro para iniciar os passeios com cães filhotes, destacando a…

1 dia ago

O que passar no chão para o cachorro não urinar? Veja agora!

Este artigo apresenta soluções práticas e eficazes sobre o que passar no chão para evitar…

1 dia ago

Bicho-de-pé em cachorro: o segredo oculto sob a pele do pet

Este artigo aborda de forma completa como identificar e tratar o bicho-de-pé em cães, uma…

1 dia ago

This website uses cookies.