Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper

Compartilhar

A Associação Brasileira de Criadores de Dorper (ABCDorper) realiza entre os dias 29 de novembro a 7 de dezembro, no Parque de Exposição de Salvador (BA), a 8ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper.

O evento terá como tema “Brasil sem Fronteiras”, reforçando reconhecimento internacional de todo território nordestino como área livre de febre aftosa com vacinação.

Cerca de 1.000 animais estão inscritos no julgamento por criadores de SP, MG, RJ, DF, AL, CE, ES, PR, AL, BA, CE, PI e RN, entre outros estados. Cinco jurados ficarão responsáveis pelas avaliações técnicas, sendo três brasileiros e dois sul-africanos. Neste ano, menores e maiores pontuações serão desconsideradas, tornando o julgamento ainda mais criterioso. A organização ganhou reforço extra da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA).

A programação conta ainda com o Troféu Gerações, onde serão revelados os melhores conjuntos mãe/filha Dorper e White Dorper da exposição.

A exposição homenageará duas figuras determinantes ao desenvolvimento das raças Dorper e White Dorper no Brasil: Mario de Castro e a esposa Maria Helena Ribeiro de Castro, já falecidos. Em 1995, quando se desfez de uma empresa de autopeças, o empresário fundou a Dorper Campo Verde, em Jarinu/SP, que rapidamente se tornou referência nacional.

Anuncio congado imagem

A propriedade iniciou atividades em 2006, a partir da importação maciça de embriões dos melhores criatórios sul-africanos. Mais do que premiações e honrarias, a satisfação vinha com a democratização dessa genética. Tanto é que cerca de 50% dos ovinos Dorper e White Dorper inscritos nas grandes exposições por outros criadores foram adquiridos na empresa ou descendem de sua seleção.

Participe!

Fonte: Notícias da Pecuária.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *