Categories: Animais e Pecuária

Capacitação em métodos de tosquia de ovinos

Campo Grande terá capacitação em método de tosquia de ovinos.

 

Publicidade

Mato Grosso do Sul possui atualmente o oitavo maior rebanho de ovinos do Brasil com mais de 478 mil cabeças, segundo as informações da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Entretanto, a falta de mão de obra para desempenhar a tosquia, método pelo qual é retirada a lã dos ovinos, é uma realidade no Estado. Com o objetivo de capacitar trabalhadores e produtores rurais no conhecimento desse processo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS), em parceria com a Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovinos (Asmaco), realiza pela primeira vez em Campo Grande os cursos de Regulagem de Máquinas de Tosquia, entre dias 14 e 16 de maio, e Tosquia Tally Hi, de 19 a 23 de maio.

 

No Estado, a tosquia em ovinos é realizada antes do inverno e depois da época de chuvas para não prejudicar a saúde do animal, que fica propenso a contrair doenças fora desse período. O processo gera gastos e a falta de mão de obra impede a agilidade do processo no Estado. “Se o produtor aprender a tosquiar seu rebanho ou capacitar os trabalhadores de sua propriedade terá menos custos com a produção”, considera a médica veterinária da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Mariana Urt.

 

Mais ágil na retirada da lã ovina, a tosquia por meio de máquinas é comum em Mato Grosso do Sul. A máquina retira a lã sem ferir o animal, o que geralmente não acontece no processo manual, com o uso de tesouras. Originário do Uruguai e muito utilizado por produtores da Região Sul devido à proximidade com aquele país, o método de Tosquia Tally Hi consiste em conter o ovino e realizar o processo sem precisar amarrá-lo, evitando estresse do animal. “Esse processo, se realizado de maneira correta, é mais viável pois garante o bem estar do ovino, sem risco de machucá-lo”, esclarece Mariana.

 

O curso de Regulagem de Máquinas de Tosquia tem carga horária de 24 horas e acontece no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Já a capacitação em Tosquia Tally Hi, que possui carga horária de 40 horas, terá a etapa teórica realizada no Parque de Exposições e a prática na Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), na sede da Capital.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Novilha gorda surpreende o mercado pecuário

Confira a tabela atualizada de preços da novilha gorda em todas as regiões do Brasil…

2 horas ago

Preço da vaca gorda: Valores por estado e praça

O preço da vaca gorda varia entre estados e praças pecuárias. Veja a tabela completa,…

3 horas ago

Boi China a Prazo: Números que mexem com decisões no campo

Confira os preços do Boi China a Prazo por estado, com tabela completa e análise…

3 horas ago

Boi Gordo: Veja os preços que estão definindo o mercado

Os preços do boi gordo variam entre regiões e estados. Veja a tabela completa, análise…

3 horas ago

Preço do milho saca de 60 kg: Tabela completa por estado

Confira o preço do milho saca de 60 kg por estado e cidade, com tabela…

3 horas ago

Preço da soja saca de 60 kg: Tabela completa no Brasil

Confira o preço da soja saca de 60 kg em todas as regiões do Brasil,…

4 horas ago

This website uses cookies.