Minivacas produzem mais e comem menos

Compartilhar

Minivacas produzem mais e comem menos, segundo produtores.

 

Criação, vista como hobby por alguns, pode ser muito vantajosa. As minivacas produzem mais leite e comem 60% menos que as tradicionais.

 

Eles são pequenos, dóceis, chamam a atenção das pessoas e trazem lucro para o produtor. A criação de animais de pequeno porte é um hobby para muitos produtores, mas pode ser mais vantajosa e lucrativa que a tradicional.

 

O produtor Batista Pereira, do Tocantins, cria 32 cabeças de minivacas em uma fazenda em Novo Acordo, a 133 km de Palmas. Elas medem cerca de 50 cm. O tamanho não é uma anomalia genética, é uma raça. Apesar de serem pequenas, elas são boas produtoras de leite, algumas produzem mais que as vacas maiores. “Estas vacas dão em média de 5 a 10 litros de leite”, conta o gerente da fazenda Sérgio Pereira.

 

Outra vantagem é que as minivacas comem 60% menos que as vacas tradicionais. “Quem tem uma chácara ou um quintal em casa pode criar uma vaca como esta porque a alimentação dela é pouca”, explica o produtor Batista Pereira. A criação para ele é um hobby, mas o produtor pensa em aumentar o número de cabeças para comercializar os animais. “Esse é um hobby que a gente tem, não é barato, é caro, mas nós vamos fazer uma reprodução, teremos 100 matrizes para que possamos vender as novilhas e os garrotes”.

Anuncio congado imagem

 

O produtor também cria pôneis. A criação está em fase de testes. Ele tem apenas um casal e um filhote, mas planeja comprar mais animais. Pereira conta que os pôneis exigem um cuidado especial. “Tem que dar banho com xampu três vezes por semana, tem que ter o estábulo devidamente limpo e ter uma ração balanceada para manter o pelo liso e a qualidade do animal”.

 

Fonte: G1.com


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!