Categories: Agricultura

Irrigação para incremento na produtividade do milho

A questão climática é um dos fatores limitantes para o aumento da produtividade da cultura do milho no Rio Grande do Sul. Atualmente há em torno de 150 mil hectares de milho irrigados, numa área plantada na safra 2020/2021 de 790 mil hectares.

A irrigação é uma forma de enfrentar a estiagem, por isso é preciso reservar água para os momentos em que não chove. Ela é responsável por um forte incremento na produtividade do milho e o investimento se paga em poucos anos. Pela média dos últimos nove anos, de acordo com dados levantados pela Emater/RS-Ascar, as plantações sem irrigação têm uma produtividade média de 95,4 sacas/ha e em áreas irrigadas pode ultrapassar a 200 sacas/ha.

Publicidade

A implantação de um sistema de irrigação pode ser considerada cara, mas é um investimento necessário porque incrementa a capacidade de produção e praticamente dobra a produtividade. Estes sistemas são capazes de proporcionar uma resposta muito positiva e têm durabilidade de 15 a 30 anos, conforme o sistema escolhido. Também é necessária a atenção à adequação do solo, para que ele possa absorver tanto a precipitação da água da chuva, quanto da irrigação. Não adianta toda a tecnologia se não prepararmos adequadamente o solo para uma maior capacidade de armazenar água.

Também é importante garantir a documentação legal para a outorga da água para a garantia de um processo de forma responsável para obtenção de uma boa safra. É um conjunto de pré-requisitos fundamentais para aumentar a produção de milho no estado do Rio Grande do Sul.

A Emater é um braço importante para levar até à ponta toda a política pública da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), do Governo do Estado, para que os projetos andem rápido e bem em ações conjuntas com diversas entidades parceiras. Neste contexto temos o Pró-Milho, que é um programa que trabalha a cadeia produtiva completa com apoio de cerca de 23 parceiros, entre entidades, federações, cooperativas, instituições financeiras, cada um atuando em um elo da cadeia do milho. E essa união, parceria e trabalho conjunto é que trazem um resultado importante.

Autor: Geraldo Sandri – Presidente da Emater/RS – Superintendente Geral da Ascar.

Fonte: Emater/RS-Ascar.

Carine Colim

Published by
Carine Colim

Recent Posts

Ewingella americana: a bactéria que elimina tumores em doses únicas.

A ciência frequentemente busca na biodiversidade as respostas para os maiores enigmas da saúde humana,…

9 horas ago

Alerta espacial: a faixa marrom de sargaço cresce sem parar

A faixa marrom de sargaço representa um acúmulo massivo de macroalgas que atravessa o Oceano…

9 horas ago

Amazonian royal flycatcher e o mistério da sua coroa secreta

O artigo detalha a biologia e o comportamento do Amazonian royal flycatcher, destacando sua famosa…

9 horas ago

O segredo do galo zen: a descoberta da nebulização em aves

O artigo explora a técnica de nebulização em aves como um método eficaz e humano…

9 horas ago

A ave kiwi: conheça os mistérios da espécie mais exótica

Este artigo explora a biologia fascinante da ave kiwi, destacando seu olfato único e o…

9 horas ago

A ciência revela por que impressões digitais são eternas.

As impressões digitais são marcas biológicas formadas na camada basal da pele, tornando sua remoção…

9 horas ago

This website uses cookies.