Angus: Seleção de criatórios para programa de genômica
Angus: Seleção de criatórios para programa de genômica avança em cinco estados. Iniciativa é crucial para o desenvolvimento da raça bovina no País.
A Associação Brasileira de Angus está avançando na definição das cabanhas que participarão do programa de genômica desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Pecuaristas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais participaram da reunião virtual na última semana, que detalhou os pré-requisitos e os protocolos que deverão ser aplicados por criadores interessados em participar.
Entre as propriedades que manifestaram interesse em integrar o projeto de imediato estão Cia Azul Agropecuária, de Susana Macedo Salvador (Uruguaiana/RS), Cabanha Santa Eulália, de Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello (Pelotas/RS), Cabanha La Coxilha, de Gabriel Barros (Cacequi/RS) e Fazenda Brasil Florestal, de Nivaldo Dzyekanski (Itaiópolis/SC).
Para Dzyekanski, que fez a abertura do encontro como presidente da Angus, o programa é fundamental para o desenvolvimento da raça no país. “Todos nós sabemos as qualidades da carne Angus, mas precisamos tropicalizar mais os animais. Temos que identificar indivíduos resistentes ao carrapato para avançarmos o Brasil Central com exemplares que suportem o calor e o ectoparasita para que tenhamos oferta de animais em cobertura de monta natural”, afirmou.
Os pré-requisitos e os protocolos do projeto foram apresentados pelos pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul Fernando Flores Cardoso e Claudia Cristina Gulias Gomes. Alguns dos pré-requisitos são: ter animais inscritos no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) com avaliação de desmama e sobreano, incluindo o escore de comprimento do pelame; e assumir o compromisso de manter o grupo de animais em campos naturalmente infestados com carrapato e acompanhar a carga parasitária. Ao serem selecionadas, as propriedades terão seus técnicos treinados para fazer o acompanhamento dos bovinos durante o período da pesquisa. “Nosso intuito é completar o banco de dados de fenótipos e genótipos para que possamos ofertar um serviço de predição genômica à resistência ao carrapato da raça Angus”, explica Claudia.
Cardoso discorreu sobre a importância da realização da coleta de dados para que se constitua uma base consistente e, consequentemente, possa se predizer a resistência ao carrapato com mais confiabilidade. Já o médico veterinário e gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, reforçou as vantagens que os criadores têm ao serem selecionados para o projeto como, por exemplo, garantir a genotipagem de todos os animais participantes de forma gratuita.
A Associação Brasileira de Angus segue com inscrições abertas para criatórios até o dia 21 de agosto. Para candidatar-se basta manifestar interesse através do e-mail tecnico@angus.org.br ou do telefone (51) 99916-914.
FONTE: DATAGRO.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











