Colheita da safra 2019/20 de soja atinge 3,4% da área
No caso do milho do ciclo de verão percentual chega a 5,6%.
A colheita da safra brasileira 2019/20 de soja atingiu 3,4% da área estimada, aponta o mais recente levantamento, referente a 24 de janeiro, do analista-chefe da DATAGRO Grãos, Flávio Roberto de França Júnior.
Na comparação semanal, verificou-se avanço de 1,6%. Em relação ao mesmo período do ano passado, há um ligeiro atraso de 0,1% nos trabalhos. Já a média da colheita dos últimos cinco anos gira em torno de 6,8% da área.
“O clima mais chuvoso em boa parte da semana que passou atrapalhou um pouco o fluxo. Mas a verdade é que a lentidão acontece em maior grau por conta do atraso no plantio, uma vez que este foi um ano onde as chuvas chegaram mais tarde”, explica Franca Júnior.
Milho
Já a colheita da safra de verão 2019/20 de milho na região Centro-Sul do Brasil chegou a 5,6% da área prevista, também considerando a data de 24 de janeiro. Na comparação semanal, registrou-se avanço de 2,4%.
Segundo o analista da DATAGRO, o ritmo da colheita está levemente mais lento em relação ao verificado em igual período do ano passado, embora esteja acima da média de 5,4% para os últimos cinco anos. “Esse fluxo se deve exclusivamente aos 21% de colheita no Rio Grande do Sul, que se mantém acima dos 19,4% da média dos últimos cinco anos.”
FONTE: DATAGRO.

