Clima preocupa produtores para próxima safra

Compartilhar

Clima preocupa produtores em relação à qualidade da próxima safra.

Na parcial da temporada (de julho a 25 de outubro/19), a diferença entre as cotações das duas variedades está em 44,58 Reais/saca de 60 kg.

Os Indicadores CEPEA/ESALQ apontam que ocorreu um distanciamento de preços dos cafés arábica tipo 7 (bebida rio) e canéfora (robusta) tipo 7/8 quando comparado as temporadas 2017/2018 e 2018/2019, no momento houve uma leve aproximação para a safra 2019/2020. 

Na parcial da temporada (de julho a 25 de outubro/19), a diferença entre as cotações das duas variedades está em 44,58 Reais/saca de 60 kg. Apesar do café canéfora (robusta) seguir desvalorizado em 2019/20 – os preços têm recuado com força nas últimas safras, devido à recuperação da produção em 2017/18 –, as cotações do arábica tipo 7 também apresentaram acentuada queda nos últimos meses, influenciando o estreitamento entre os valores das duas variedades.

A safra 2019/2020 vem preocupando por problemas de qualidade do arábica, o que eleva a disponibilidade de grãos com bebida inferior, como é o caso do arábica tipo 7 bebida rio. Agentes apontam menor demanda da variedade, uma vez que, além do aumento do uso do canéfora nos blends nas torrefadoras nacionais, as exportações do arábica tipo 7 têm sido mais fracas. Segundo eles, o câmbio desfavorável nos principais países importadores da variedade e a menor disponibilidade de café tipo 7 mais suaves estão entre os fatores que têm limitado os embarques brasileiros.

Anuncio congado imagem

Já para os preços dos arábica e canéfora de maior qualidade, por outro lado, foi observado aumento no diferencial. Na parcial da temporada, a diferença entre os Indicadores CEPEA/ESALQ das espécies, ambas do tipo 6, está em 135,53 Reais/saca de 60 kg, sendo que, na temporada anterior (2018/19), o diferencial estava em 100,35 Reais/sc no mesmo período, em termos reais.

O aumento da diferença dos dois tipos de café esteve atrelado à sustentação dos valores do arábica no início desta temporada, devido às preocupações quanto ao clima durante a colheita da safra 2019/2020 e o desenvolvimento da temporada 2020/2021. Apesar do alargamento, até o final da safra, o diferencial deve continuar semelhante ao observado em 2018/2019.

Especialistas acreditam que os preços devem seguir patamares baixos ao longo desta safra. Para o canéfora a expectativa é de um volume confortável para a safra 2020/2021, já o arábica acredita-se que os preços devem seguir em níveis baixos do que as safras anteriores.

A ressalva fica por conta do clima neste último trimestre de 2019 e início de 2020, que ainda será essencial para a formação dos preços de ambas as variedades. Com as chuvas escassas até outubro, muitos agentes estão preocupados com o desenvolvimento da safra 2020/2021. Alguns acreditam que parte do potencial produtivo já teria sido limitado pelo clima quente e firme dos últimos meses. Outros, no entanto, ainda esperam produção nacional elevada, caso o clima seja favorável daqui para frente. No geral, estimativas mais precisas quanto ao real potencial produtivo da safra 2020/2021 podem ser realizadas a partir de dezembro, com o enchimento dos grãos.

FONTE: CAFÉ POINT.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!