Produtores e empresários são vítimas de adulteração de adubo em Mato Grosso.
A polícia investiga se a fraude aconteceu durante o transporte do insumo.
De acordo com as análises laboratoriais o adubo ficou com deficiências em teores de nitrogênio, fósforo e enxofre. A fraude já contabiliza prejuízo de pelo menos dois milhões de reais. O caso ficou tão grosseiro que pode ser percebido a olho nu, despertando a preocupação de produtores.
De acordo com uma das vítimas, depois das análises do adubo recebido, foi confirmada a adulteração em seis dos sete caminhões. Conforme o laudo laboratorial, todas as amostras que apresentaram adulteração tinham deficiência de Nitrogênio, Fósforo e Enxofre, elementos essenciais para o cultivo.
Com o resultado, vizinhos foram alertados, a empresa vendedora chamada, bem como a distribuidora e a polícia. Todo o processo é de empresas confiáveis e de credibilidade, assim sendo a suspeita é que a adulteração ocorria no processo do transporte onde os lacres foram dilatados para que os criminosos pudessem ter acesso ao produto.
Os empresários responsáveis pela comercialização já deram a assistência e suporte necessários aos produtores. A expectativa da polícia que segue com a investigações é que novas vítimas podem surgir. A investigação já conta com a documentação completa da transportadora, veículos e motoristas envolvidos no transporte.
O alerta é para que os produtores façam análise do produto recebido e conferir se está de acordo com o que foi comprado. Algumas características podem ser percebidas mesmo sem um laudo profissional como o uso de limão ou vinagre e depois de 20 minutos pode perceber a diferença. O produto original mantém suas características, já o adulterado tem oxidação e desintegração formando uma pasta, tipo barro dissolvido, no fundo do vasilhame.
Fabélia Oliveira / Crédito: DP Pixabay.
A produção de carne Wagyu no Brasil cresce 30% e movimenta bilhões. Descubra como a…
Os embargos e desmatamento não são apenas multas; eles bloqueiam crédito e vendas. Descubra como…
O acesso do gado no rio pode gerar multas de R$ 5 mil por hectare.…
A arroba do boi gordo mantém viés de alta após o Carnaval. Com escalas curtas…
Descubra como conduzir o cacto-macarrão para formar ramos longos e pendentes com luz, poda estratégica…
Veja 4 sinais de que o gato Persa pode estar sofrendo com ar seco e…
This website uses cookies.