Categories: Agricultura

Conheça os vencedores do Circuito Nelore em Rio Branco

O resultado da avaliação de 360 animais abatidos na etapa do Circuito Nelore de Qualidade, nos dias 10 e 11 de junho, em Rio Branco (AC) foi divulgado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e Associação do Nelore Acreano (Anacre). A iniciativa conta com o apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

O gerente executivo da ACNB, André Locateli, destaca que o resultado da etapa foi positivo e contribui para analisar o padrão de qualidade da carne Nelore produzida na região. “Nesta etapa, 100% dos animais eram machos castrados, o que propiciou a predominância de acabamento de gordura mediano ou uniforme (59%)”, ressalta Locateli.

Publicidade

Entre os animais avaliados, 75% tinham peso superior a 18 arrobas e 59% do total possuíam até quatro dentes incisivos permanentes. “Em conjunto com as informações de acabamento, essas estatísticas indicam que os animais atingiram o ponto de abate ainda jovens, o que tende a beneficiar a qualidade da carne e o resultado do produtor”, diz o dirigente da ACNB.

Para o presidente da Anacre, Marcelo Lemos de Sousa, a realização de uma etapa do Circuito no estado fortalece e valoriza o trabalho de pecuaristas da região. “O Acre tem aproximadamente 3 milhões de cabeças de gado, o que demonstra a importância da pecuária. Estamos muito satisfeitos com o resultado obtido, com destaque ao interesse dos criadores”, afirma Sousa.

Campeões

A Medalha de Ouro de Melhor Lote de Carcaças de Machos ficou com Sérgio Sebastião de Barros. A pecuarista Laura Ribeiro de Oliveira ficou com a Medalha de Prata e Juarez Carlos Brasileiro, com a de Bronze.

Circuito Nelore de Qualidade 

Promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne dos animais da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. Trata-se de uma iniciativa que avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Realizada desde 1999, a iniciativa conta com a Friboi como parceira este ano. Com isso, a ação dobrou de tamanho e terá 26 etapas em 10 estados. Cerca de 20 mil carcaças devem ser avaliadas até o fim de 2019, chegando a uma marca recorde desde o lançamento do Circuito. Em junho, além de Rio Branco, já houve etapas em Redenção (PA), Araguaína (TO) e Porto Velho (RO).

Rafael Iglesias

Published by
Rafael Iglesias
Tags: acnbNelore

Recent Posts

4 cuidados com gerânio que estimulam floração abundante mesmo em vasos menores e evitam períodos longos sem flores

Veja como estimular gerânio em vasos menores com luz, poda e adubação equilibrada para manter…

2 horas ago

3 sinais discretos de que seu cachorro pode estar com dor nas articulações — e o comportamento muda antes mesmo do choro aparecer

Saiba como identificar sinais discretos de dor nas articulações do cachorro antes que o problema…

2 horas ago

Preço da Novilha Gorda: O que explica a subida repentina?

Confira a cotação atualizada do preço da novilha gorda em todo o Brasil. Veja onde…

18 horas ago

Preço da Vaca Gorda sobe e anima pecuaristas: Veja valores

Confira o preço da vaca gorda hoje nas principais praças do Brasil. Tabela detalhada com…

18 horas ago

Preço da soja saca de 60 kg: Veja os valores em 30 cidades

O preço da soja saca de 60 kg apresenta variações importantes entre portos e interior.…

18 horas ago

Preço do milho: Veja os valores atualizados em 8 estados

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Acompanhe a cotação da…

19 horas ago

This website uses cookies.