Expedição Safra avalia cenário graneleiro paulista

Compartilhar

Equipe de técnicos e jornalistas participam de seminário nesta quarta-feira (6), com produtores locais, discutindo os impactos do clima na safra de verão

O veranico dos meses de novembro e dezembro prejudicou a produção de grãos em diversas regiões do Brasil, inclusive em São Paulo, oitavo maior produtor de grãos do Brasil na safra 2018/2019 com 9,4 milhões de toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Por isso, a equipe de técnicos e jornalistas da Expedição Safra estará se reunindo com produtores da região de Itapeva (SP) nesta quarta-feira (06), para discutir os desafios e oportunidades do mercado graneleiro neste ciclo.

Em novembro de 2018, a Expedição Safra percorreu em São Paulo as cidades de Itaberá e Cândido Mota, verificando o andamento do plantio da safra verão nessas regiões. A equipe de técnicos e jornalistas irá retornar aos municípios a partir do dia 06 de fevereiro para acompanhar a colheita e os impactos climáticos na produtividade desses grãos.

Programação

As palestras no simpósio serão ministradas pelo coordenador da Expedição Safra e do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, pelo superintendente executivo da Caixa Econômica Federal, Antonino de Andrade Machado e pelo professor de Ciências do Solo e Engenharia Agrícola na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Eduardo Caires.

Sobre a Expedição Safra

A Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. O projeto percorre 12 estados brasileiros nas etapas de plantio e colheita. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a equipe realiza roteiros extraordinários, com incursões à Alemanha, Holanda, Bélgica, França, China, Índia, Israel, Rússia e ao Canal do Panamá. Neste ano, a Expedição irá ao México que, devido aos conflitos comerciais com os Estados Unidos, tem aumentado o comércio de produtos agropecuários com o Brasil, abrindo uma janela de novas oportunidades. A Expedição Safra é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e é apresentada pelo Sistema Confea-Crea, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sementes e Fertilizantes Castrolanda, Agrotec, Alta, Solaris e Expo Londrina. O apoio logístico é do Groupe Renault.


Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *