Dicas para quem quer agregar valor ao e vender cultivos florestais.
Agregar valor à madeira é uma excelente opção para aumentar a rentabilidade de cultivos florestais, desde que sejam superados os gastos adicionais.
Considere na análise os custos de colheita e de transporte e, no manejo da floresta, veja se o incremento pretendido com o desbaste compensa até a idade de corte, inclusive se a quantidade de árvores deixadas está adequada. A Embrapa Florestas possui simuladores de crescimento de florestas de eucalipto que auxiliam a prognose.
Em um raio de cerca de 200 quilômetros, procure por serrarias que desdobrem a madeira de eucalipto na região, ou por fornecedores de madeireiras locais que comercializam eucalipto serrado.
Verifique, então, o preço que pagam e as características desejadas da madeira que adquirem, como espécie, idade e dimensões, a fim de saber se é possível atender o mercado e se o valor compensa. Também são potenciais compradoras empresas de tratamento de madeiras, que trabalham com as do tipo roliça de eucalipto de grandes dimensões para construções rurais, civis ou projetos de paisagismo.
POR: JOÃO MATHIAS, GLOBO RURAL.
A estiagem severa castiga a soja em Mato Grosso do Sul, atingindo 640 mil hectares.…
A previsão do tempo 2026 traz surpresas: La Niña inexistente, neutralidade climática e a ameaça…
O atraso no plantio e o excesso de chuvas no MT colocam a safrinha de…
Descubra como a hoya carnosa pode florescer o ano inteiro com luz, rega estratégica e…
Veja como o passeio do Spitz Alemão pode reduzir latidos insistentes à noite com duas…
Plantas sofrem com drenagem incorreta; veja 4 erros comuns que comprometem raízes e como evitar…
This website uses cookies.