Três novas espécies de Lopesia no Brasil
As espécies Lopesia mataybae, L. chapadensis e L. ubatubensis foram identificadas e descritas no Brasil.
As galhas são estruturas que se desenvolvem em tecidos de plantas devido ao ataque de alguns organismos indutores, que podem ser vírus, bactérias, fungos, nematoides, ácaros ou insetos. Podem favorecer o galhador no sentido de prover abrigo, proteção a fatores abióticos, parasitismo, patógenos, predação e/ou para obtenção de alimento. No caso dos insetos, as alterações são causadas por larvas e adultos após a postura de ovos ou alimentação do tecido vegetal, onde injetam substâncias e provocam alterações mecânicas.
É o que faz espécies do gênero Lopesia. O gênero inclui 26 espécies descritas mundialmente, sendo que 21 delas ocorrem no Brasil havendo registros nos Estados do Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. No país, 11 famílias de plantas são relatadas como hospedeiras: Burseraceae, Clusiaceae, Chrysobalanaceae, Erythroxylaceae, Euphorbiaceae, Fabaceae, Melastomataceae, Nyctaginaceae, Pontederiaceae, Sapotaceae e Dilleniaceae.
Este ano foi publicado na “Florida Entomologist” um estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Carlos em que três espécies de plantas (Matayba guianensis, Andira vermifuga e Clidemia sp.) foram detectadas apresentando sintomas de indução de galha por Lopesia. As duas primeiras espécies vegetais eram localizadas em Mato Grosso (coletas feitas em 2012) e a terceira em São Paulo (coletas feitas em 2016).
Após a amostragem das partes sintomáticas, o material foi levado para laboratório para uma análise mais aprofundada. Os adultos e os estágios imaturos do inseto foram cultivados, dissecados e armazenados. De acordo com as características morfológicas, três novas espécies de insetos galhadores de Lopesia foram identificadas e descritas. Elas foram denominadas de Lopesia mataybae, L. chapadensis e L. ubatubensis. Este foi o primeiro caso de espécies de Lopesia induzindo galha em M. guianensis e em A. vermifuga.
O conhecimento sobre as interações ecológicas entre insetos e plantas é fundamental para o estabelecimento de manejo agronômico em função do potencial de dano econômico. Além disso, alguns insetos galhadores são responsáveis pela polinização de determinadas plantas, podem afetar plantas cultivadas e também podem servir de alimento para outros organismos. Isso mostra a importância do estudo sobre as galhas.
Fonte: DefesaVegetal.Net
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











