Categories: Agricultura

Plantio e chuvas atrasam a colheita de soja em MT

Plantio tardio e chuvas atrasam a colheita de soja em Mato Grosso.

O estado tem 1,29% da área colhida, enquanto em 2017 eram 5,33% e na média das últimas cinco safras 2,9%.

Publicidade

A colheita de soja da safra 2017/2018 da soja encerrou a última semana com 1,29% da área estimada em Mato Grosso, de acordo com informações do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). No comparativo com a mesma semana de 2017, cerca de 5,33% da área já estava fora do campo, enquanto que, na média das últimas cinco safras, 2,9% da área apresentava-se colhida. Tal avanço mais retraído nesta safra é decorrente dos atrasos na semeadura e, principalmente, dos grandes volumes de chuvas registrados em grande parte do Estado.

Colheita de soja

De maneira geral, a região mais avançada é a oeste, com 3,02% da área total colhida, por ser a maior região produtora de algodão em Mato Grosso. Do outro lado, as regiões com menor avanço são a nordeste, que ainda não apresenta reportes de colheita de soja, e posteriormente a região sudeste, que está com apenas 0,82% da área total colhida. Espera-se que a colheita ganhe volume a partir da segunda quinzena de janeiro, apesar disso, as previsões climáticas apontam significativos volumes de chuvas neste período, podendo refletir nos trabalhos de campo.

Vendas da soja

Em dezembro as vendas da safra 2016/2017 da soja em Mato Grosso seguiram de forma pontual, apresentando avanço mensal de 1,28 pontos percentuais e um acumulado de 98,79% do total da produção estimada. Já as vendas da safra 2017/2018 voltaram a reduzir o volume das negociações no mês de dezembro, demonstrando um avanço mensal de 3,77 pontos percentuais e atingindo o acumulado de 50,09% do total da produção estimada. Com isso as vendas já apresentam um atraso de 12,92 pontos percentuais em relação à média das últimas cinco safras.

A região que apresenta o maior percentual comercializado é a oeste, com 48,15%, por ser a região que mostrou a menor variação no preço mensal em relação a dezembro. Do outro lado, as regiões que apresentaram o menor avanço foram a norte e a sudeste, dado que exibiram as maiores quedas no preço médio negociado em relação ao mês anterior. Para o próximo mês é aguardado que as condições climáticas na América do Sul continuem pautando o mercado.

#colheita #safra #soja #MatoGrosso #área

FONTE: SFAGRO.

Otavio Culler

Published by
Otavio Culler

Recent Posts

Preços da Vaca Gorda: Qual estado paga melhor pela arroba?

Confira os preços da vaca gorda atualizados, valores à vista e 30 dias, e descubra…

8 horas ago

Preços da Novilha Gorda: Ranking dos valores em cada estado

Confira os preços da novilha gorda atualizados por região, valores à vista e para 30…

9 horas ago

Preço da soja: Valores atuais e onde está valendo mais

Confira o preço da soja saca de 60 kg em todas as regiões do Brasil,…

9 horas ago

Preço do milho saca de 60 kg: Valores atualizados

Confira o preço do milho saca de 60 kg em todas as regiões do Brasil,…

9 horas ago

Raro búfalo albino chama a atenção no meio do rebanho e parece montagem à primeira vista, mas o animal existe e está despertando curiosidade em Bangladesh

Um búfalo albino virou atração nacional em Bangladesh depois que sua aparência incomum começou a…

9 horas ago

Preço da arroba do boi china a prazo: Confira os valores por região

Confira o preço da arroba do boi china a prazo em 29/05/2026, valores brutos e…

10 horas ago

This website uses cookies.