Categories: Agricultura

Soja: estudo aponta incremento de 20% na produtividade

Pesquisa foi realizada pela Alltech Crop Science em parceria com o consultor Marcos Iamamoto

O uso de soluções naturais à base de nutrientes, aminoácidos e extratos vegetais, ao longo do ciclo da soja, pode auxiliar em um incremento de até 20% na produtividade da lavoura, favorecendo a rentabilidade do produtor. O número foi apontado após estudo realizado pela Alltech Crop Science em parceria com o consultor Marcos Iamamoto, no centro de experimento do especialista, em Jaboticabal (SP).

Publicidade

De acordo com o engenheiro agrônomo Fransérgio Batista, gerente técnico especializado em grãos da empresa, o resultado foi identificado por meio de comparação com uma testemunha – área em que o tratamento não foi aplicado. “A testemunha produziu cerca de 63.96 sacas, já no tratamento em que as soluções foram utilizadas colheu-se aproximadamente 77.6 sacas”, conta.

As aplicações são feitas pelo menos duas vezes durante o desenvolvimento da soja, geralmente entre o terceiro e o quinto trifólio, e entre o botão floral e a florada plena. “O objetivo é promover o balanceamento hormonal da planta, que pode sofrer alterações ao longo do ciclo em função do manejo e das condições climáticas, por exemplo. O que acarreta em diversos tipos de estresse no vegetal”, afirma Batista.

Com a promoção deste balanço hormonal, é possível observar benefícios diretamente ligados à produtividade da soja, ressalta o agrônomo. “Geralmente conseguimos um maior número de nós reprodutivos, melhor florescimento da cultura e aumento na quantidade de vagens. Dessa forma, alcançamos um resultado mais eficiente na colheita”, destaca.

Outros resultados

O estudo envolveu todas as fases do cultivo da soja. Em cada etapa, foi utilizada uma ferramenta natural específica para o período, e os resultados levantados individualmente. Assim, foi possível identificar a ação de cada solução. A aplicação de aminoácidos associados a micronutrientes durante as fases vegetativa e reprodutiva da planta também chamou a atenção.

O tratamento favoreceu a produtividade da área em 20,41%. “Nesta situação, a finalidade foi nutrir o vegetal, por meio dos nutrientes que estão na composição, e fornecer energia, por meio dos aminoácidos, para auxiliar a planta a se desenvolver durante o seu ciclo”, complementa Batista.

Sobre a Alltech Crop Science

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Araucária (PR) e pela nova unidade em Uberlândia (MG).

Centro de Comunicação

Published by
Centro de Comunicação

Recent Posts

Pouca gente conhece a homalomena rubescens, mas o excesso de fertilizante queima as raízes

Homalomena rubescens pode ter raízes queimadas pelo excesso de fertilizante. Entenda os sinais e como…

4 horas ago

Trocar a ração do Bulldog Francês sem transição costuma gerar reações que confundem o tutor

Entenda por que trocar a ração do Bulldog Francês sem transição pode causar reações digestivas…

4 horas ago

Metano na estratosfera acelera e muda projeções

Metano na estratosfera é destruído mais rápido que o previsto, revelam satélites. Entenda o impacto…

16 horas ago

Fluffy Cows: O fenômeno que virou negócio milionário

Fluffy Cows viralizaram pela pelagem impressionante e conquistaram a internet. Descubra como surgiram e o…

22 horas ago

Preço da soja hoje quarta-feira: Confira valores por estado

Confira o preço da soja saca de 60 kg atualizado nas principais regiões produtoras do…

22 horas ago

Preço do milho saca de 60 kg: Veja valores por estado hoje quarta-feira

Confira o preço do milho saca de 60 kg atualizado em diversos estados brasileiros e…

23 horas ago

This website uses cookies.