Categories: Agricultura

Clima comprometeu o potencial da safra 2018 de café

Cooperativa Cooxupé afirma que as altas temperaturas e a falta de chuvas comprometeu o potencial produtivo da temporada.

As mais recentes chuvas na área de atuação da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), do sul de Minas, ocorreram nos últimos dez dias de setembro. Com isso, as lavouras, até então submetidas a um intenso estresse hídrico e térmico, responderam ao estímulo provocado pelas águas com a abertura de uma grande florada, apontada pelo Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé como a principal. Ocorre, porém, que as altas temperaturas e a falta de chuvas prenunciam que a safra de 2018 terá o potencial produtivo comprometido, informa a cooperativa, em comunicado.

O Departamento de Desenvolvimento Técnico relatou, ainda, que as temperaturas elevadas acompanhadas de déficit hídrico acentuado durante a florada, além de comprometerem a estrutura do botão floral (formação de flores anormais), reduzem o índice de pegamento e podem, até mesmo, provocar a queda dos “chumbinhos” recém-formados. “Este fato pode ter o seu efeito aumentado se as lavouras apresentarem alto índice de desfolha”, informa a Cooxupé, considerada a maior cooperativa do setor do mundo e uma mais maiores exportadoras do grão do País.

O coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé, Éder Ribeiro dos Santos, diz que em algumas regiões da área de ação da cooperativa esta já é a segunda florada mas, provavelmente, será a mais importante. Ele revela que em alguns municípios, entre os dias 16 e 18 de setembro, ocorreram chuvas de baixo volume que estimularam a abertura de uma florada de baixa intensidade, em torno de 20% do potencial de florescimento. Contudo, mesmo esta florada teve o seu pegamento comprometido pelas condições adversas do tempo.

“Estamos preocupados não só com as altas temperaturas médias que estão sendo observadas durante o florescimento, mas com falta de continuidade das chuvas que foram responsáveis pela abertura da florada; com os termômetros registrando temperaturas máximas acima de 32 graus, com relatos de 37 e 38 graus em algumas regiões; com o índice de desfolha que está aumentando; com o déficit hídrico que continua elevado e, consequentemente, com a baixa disponibilidade de água no solo para os cafeeiros”, explica dos Santos.

“Acreditamos que todos estes fatores vão trazer impacto negativo para a próxima safra. O tamanho do impacto dependerá da intensidade destes fatores em cada região”, acrescenta. O gerente do Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Mário Ferraz, afirma que apesar de 2018 ser bienalidade alta, o momento é de cautela. “Ainda não temos condições de falar qual será o tamanho da safra, mas já podemos adiantar que há grandes chances de ela não atingir a grandeza que esperávamos por conta dessas adversidades que estamos presenciando”, conclui.

#clima #potencial #produção #lavouras #café

FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO.

Otavio Culler

Published by
Otavio Culler

Recent Posts

5 habilidades impressionantes dos cães que as pessoas nunca vão conseguir competir

Muito além da obediência: algumas capacidades dos cães continuam desafiando a ciência e explicam por…

9 horas ago

5 plantas para fazer quintais pequenos parecerem muito maiores e criar uma profundidade visual surpreendente

Com as plantas certas, até poucos metros quadrados podem ganhar camadas, altura e uma sensação…

9 horas ago

9 curiosidades sobre o corpo humano que acontecem diariamente sem que a maioria das pessoas perceba o que está ocorrendo

O corpo humano realiza milhares de ajustes silenciosos por dia para manter equilíbrio, proteção, energia…

12 horas ago

O que está por trás da queda dos grãos na bolsa de Chicago?

A safra americana de grãos avança em boas condições e aumenta a pressão sobre soja,…

22 horas ago

Minifrutas ganha espaço e abre nova oportunidade para produtores

O minikiwi lidera a tendência das minifrutas no Brasil, impulsionada por lares menores, praticidade no…

23 horas ago

Safra de Trigo do RS Deve Cair 36% e Acende Alerta no Setor

A safra de trigo do RS deve cair 36,4% em 2026 devido à redução de…

23 horas ago

This website uses cookies.