Frutas e hortaliças podem sofrer queima dos seus tecidos, reduzindo a produtividade
Cultivos como uva e pêssego, mais comuns na região Sul e Sudeste do país, estão entre os mais impactados pela incidência de geada. Para superar os estresses fisiológicos causados por esse fenômeno, que podem levar a retração do desenvolvimento da planta, os produtores devem estar atentos a previsão climática para tomar as providencias necessárias. Entre as práticas que tem apresentado resultado está a aplicação de soluções a base de aminoácidos.
Na cidade de Farroupilha (RS), o produtor Fabiano Anselmi, utiliza esses compostos, em sua produção de frutas, conforme as adversidades, e tem alcançado resultados positivos. “Ajudou bastante a reduzir o estresse fisiológico. A planta apresentou uma coloração melhor, ficando mais esverdeada”, explica. De acordo com Anselmi, também foi possível notar melhor desenvolvimento do cultivo.
De acordo com o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, “quando os aminoácidos são fornecidos à planta, eles promovem uma ativação, ou a aceleração, do metabolismo da planta. Consequentemente, há um aumento na temperatura interna do conteúdo celular e a redução do ponto de congelamento. Assim é possível minimizar os impactos da baixa temperatura e da geada”, afirma.
As aplicações, entretanto, devem ser realizadas de forma preventiva, alerta o especialista. “É importante que elas sejam feitas semanalmente durante o período de inverno, antes de acontecer a queda de temperatura”. Revoredo também ressalta que estes aminoácidos podem estar associados a nutrientes como cálcio, magnésio e boro para potencializar os resultados.
Além dessa prática, a agrônomo destaca que ações como cobertura com plástico, para evitar a queda brusca de temperatura, a irrigação noturna, para impedir a chegada ao ponto de 0ºC, ou negativo, além de medidas em campo aberto, para o aquecimento do ambiente, também auxiliam o produtor para que a cultura supere as adversidades do inverno.
Sobre a Alltech Crop Science
A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Araucária (PR) e pela nova unidade em Uberlândia (MG).
A hera-variegata perde o branco das folhas por erro de luz. Veja 3 ajustes simples…
Confira o preço da soja saca de 60 kg atualizado hoje quarta-feira em todas as…
Confira o preço do milho saca de 60 kg por estado e cidade hoje quarta-feira,…
Confira a tabela completa do boi China a prazo hoje quarta-feira, com preços atualizados por…
Vaca gorda nesta quarta-feira: Confira os preços praticados nas principais regiões do Brasil, com valores…
Novilha gorda tem preços detalhados por região nesta quarta-feira, com tabela completa à vista e…
This website uses cookies.