O fenômeno climático El Niño deve ocorrer novamente este ano, disse nesta terça-feira (11/4) o escritório de meteorologia da Austrália. No começo do ano, meteorologistas previam condições climáticas neutras. Agora, todos os modelos usados pela agência para prever fenômenos naturais indicam que o El Niño vai se formar este ano ou no começo de 2018.
Segundo a agência, a temperatura das águas superficiais em porções no leste do Oceano Pacífico já está 1 grau Celsius mais alta do que o normal.Meteorologistas dos governos dos EUA e do Japão também dizem que há pelo menos 50% de chance de El Niño.
Com a maior probabilidade do fenômeno climático, analistas vêm alertando para os riscos para commodities agrícolas, principalmente as produzidas na Ásia e na África, como café robusta, açúcar, cacau e óleo de palma.
Informações sobre quando exatamente o El Niño vai se formar estão se tornando cruciais, “já que ele pode apertar a situação de oferta e demanda para commodities agrícolas, principalmente para soft commodities”, disse recentemente o Société Générale.
Em 2015/16, o El Niño no Sudeste Asiático foi um dos três mais severos já registrados. O fenômeno provocou seca em várias áreas da região, reduzindo a produção de café e palma. Os preços de óleo de palma atingiram o maior nível em quatro anos em 2016, enquanto os de café robusta avançaram quase 50% no ano passado.
Fonte: Revista Globo Rural
A produção de carne Wagyu no Brasil cresce 30% e movimenta bilhões. Descubra como a…
Os embargos e desmatamento não são apenas multas; eles bloqueiam crédito e vendas. Descubra como…
O acesso do gado no rio pode gerar multas de R$ 5 mil por hectare.…
A arroba do boi gordo mantém viés de alta após o Carnaval. Com escalas curtas…
Descubra como conduzir o cacto-macarrão para formar ramos longos e pendentes com luz, poda estratégica…
Veja 4 sinais de que o gato Persa pode estar sofrendo com ar seco e…
This website uses cookies.