Categories: Agricultura

Plantio da 2ª safra de milho do Paraná registra atraso

O plantio do milho da segunda safra de 2016/17 do Paraná avançou esta semana para 10 por cento da área prevista, ante 6 por cento na semana anterior, mas bem abaixo do ritmo verificado na temporada 2015/16, informou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo do Estado.

Um ano atrás, em 1º de fevereiro, o plantio do cereal alcançava 30 por cento, saltando para 47 por cento em 11 de fevereiro de 2016.

Publicidade

“Em linhas gerais ainda não está fora de um período em que o plantio pode ocorrer sem problema. A janela (climática) está aberta”, disse o analista de milho do Deral, Edmar Gervásio.

Ele destacou, contudo, que o plantio irá ocorrer de forma mais concentrada, o que eleva o risco de uma eventual intempérie climática afetar simultaneamente uma área mais extensa.

O Paraná é o segundo maior produtor nacional de milho, apenas ligeiramente atrás da produção de Mato Grosso, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A safra de inverno, que está sendo semeada atualmente no Estado, é estimada em 11,7 milhões de toneladas, ante uma colheita de 4,2 milhões no verão.

O atraso no plantio da chamada “safrinha” de milho é decorrente da lentidão dos trabalhos de colheita da soja.

Segundo o Deral, a área colhida de soja no Paraná alcança 6 por cento do total plantado, ante 2 por cento na semana passada e 30 por cento em 11 de fevereiro de 2016.

Segundo o Deral, houve um alongamento no ciclo de desenvolvimento das lavouras de soja, devido a fatores climáticos, o que obrigou os produtores a esperarem mais para realizar a colheita.

Fonte: Reuters.

Douglas Carreson

Published by
Douglas Carreson

Recent Posts

O perigo silencioso do pulgão-do-milho nas lavouras

O pulgão-do-milho ameaça lavouras com perdas de até 60%. Saiba como identificar os sinais precoces…

4 horas ago

Melhor capim para pasto irrigado: As 3 variedades que dominam o mercado

Descubra qual o melhor capim para pasto irrigado e como transformar sua fazenda em uma…

5 horas ago

Banteng: O gado raro que pode salvar florestas da extinção

O Banteng é um dos bovinos mais raros do mundo. Descubra como este gado selvagem…

5 horas ago

Cavalo dorme deitado? A verdade que muda tudo na saúde animal

O sono dos cavalos vai além do cochilo em pé. Descubra por que o descanso…

5 horas ago

Preço do milho surpreende: Veja onde o grão está mais caro

Confira o preço do milho para a saca de 60 kg hoje, 30/04/2026. Veja a…

11 horas ago

Preço da soja hoje: Veja o valor da saca nesta quinta (30)

Confira o preço da soja hoje (30/04/2026) nas principais regiões produtoras e portos. Acompanhe a…

11 horas ago

This website uses cookies.