Categories: Agricultura

Começa a 6ª etapa da fiscalização de estoques públicos

Conab: Começa a 6ª etapa da fiscalização de estoques públicos

 

Publicidade

Os estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul começam a receber, nesta segunda-feira (1º), a visita de técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para realizar a 6ª etapa da fiscalização de estoques públicos. Os trabalhos prosseguem até dia o 12 deste mês. Durante esta etapa, os fiscais também farão o cadastramento de 146 armazéns nos quatro estados.

Uma equipe de 11 profissionais espera vistoriar 56 armazéns públicos e privados com mais de 240 mil toneladas de grãos como arroz, milho, feijão, trigo, café, farinha e fécula de mandioca. Os fiscais observarão as condições de armazenagem e conservação e a quantidade de grãos armazenados, entre outros quesitos.

Nas cinco etapas anteriores, foram fiscalizados 431 armazéns em todo o país, resultando na inspeção de quase 4 milhões de toneladas de produtos. Os  técnicos da Companhia apuraram cerca de 3 mil toneladas de perdas, 31.777 t de desvios, 1.338 kg fora do tipo e desclassificação de 1.120 kg de café.

No caso das perdas, os armazenadores responsáveis terão que ressarcir a estatal. Já no caso da perda de qualidade do café, será aberta sindicância para apurar os motivos da desclassificação do produto. Os desvios serão informados ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.

Até o final deste ano outras três rodadas de fiscalizações estão programadas.

 

Fonte: Conab

Nátaly Bruna de Alencar Barros

Published by
Nátaly Bruna de Alencar Barros

Recent Posts

Bambu-da-sorte: como saber se a dracena sanderiana está suplicando por um vaso maior

O bambu-da-sorte (dracaena sanderiana) ocupa aquele canto iluminado da casa, com hastes firmes e raízes…

3 horas ago

Qual o lugar certo para posicionar a flor-de-maio para garantir floração consistente a cada novo ciclo

A flor-de-maio (Schlumbergera truncata) parece saudável à primeira vista, com folhas firmes e verdes, mas…

4 horas ago

É por isso que um gambá só aparece à noite: veja 4 hábitos que revelam como ele sobrevive nas cidades

O gambá surge quase sempre no mesmo horário: silêncio nas ruas, luz fraca dos postes…

5 horas ago

Suinocultura de Mato Grosso do Sul: Setor dispara 50% com R$ 300 mi

A suinocultura de Mato Grosso do Sul cresce 50% em três anos com aporte de…

16 horas ago

Estratégia Energética dos EUA: O detalhe que todos ignoram

A nova Estratégia Energética dos EUA sob Trump e Rubio foca em limitar o petróleo…

16 horas ago

Pneumonia Bovina: Por que vacinar não impede a doença?

A pneumonia bovina compromete o lucro do confinamento muito além dos remédios. Saiba como a…

16 horas ago

This website uses cookies.