Citros: Frio deve beneficiar florescimento dos pomares - Agron Agronégocios Online

Citros: Frio deve beneficiar florescimento dos pomares

Compartilhar

Frio deve beneficiar florescimento dos pomares de citros, diz pesquisador. Especialista da Embrapa diz que as laranjeiras devem passar pelo inverno sem florescer, o que deve ocorrer já no período de chuvas.

Ao contrário do efeito negativo sobre as culturas da cana-de-açúcar e do milho safrinha, as geadas ocorridas desde o domingo (12/6), em regiões produtoras de citros não prejudicaram as lavouras e as baixas temperaturas podem até ajudar no florescimento das plantas no futuro. Segundo o fisiologista e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Eduardo Augusto Girardi, as maiores áreas produtoras de citros localizadas em São Paulo e em Minas Gerais não estão sujeitas aos impactos de geadas, ao contrário de regiões na Flórida, estado norte-americano também polo de produção de laranja.

“Historicamente há poucos problemas e as áreas onde ocorrem geadas fortes não são áreas de citros. Em São Paulo, por exemplo, nunca houve impacto e não acreditamos que será este ano”, disse. “O único problema é se uma planta for nova e for cultivada em áreas de baixada em regiões mais propícias às geadas, como na de Avaré (SP). Mas até agora não tivemos relatos de perdas”, emendou.

Segundo o pesquisador, o frio abaixo de 12°C retarda o metabolismo das plantas e ajuda as laranjeiras a enfrentarem o inverno sem florescimento, que deve ocorrer apenas a partir de agosto e setembro. Nesse período as chuvas são mais constantes e proporcionam o melhor desenvolvimento desde as flores até o estágio de frutos nas laranjeiras.

“O frio neste ano possivelmente vai permitir um repouso para plantas e vai favorecer a florada na primavera, o que é positivo”, afirmou. “O frio e a seca ajudam ainda a deixar as laranjas a ficarem mais coloridas, pois acumulam caroteno, apesar da demora um pouco mais para amadurecer”, concluiu o pesquisador.


FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!