Céleres reduz estimativa para a safrinha de milho
Céleres reduz em 6,2% estimativa para a safrinha de milho. Retorno das chuvas em algumas regiões produtoras é insuficiente para a recuperação das perdas já ocorridas.
A consultoria Céleres reduziu mais uma vez sua estimativa para a produção de milho segunda safra (safrinha) no Brasil na temporada 2015/2016. A expectativa agora é de uma colheita de 49,5 milhões de toneladas, 6,2% menor que a estimada no início de maio, de 52,8 milhões de toneladas. Se confirmado, o volume será 12% menor que o colhido na temporada anterior.
Segundo a consultoria, o corte na projeção se deve às condições climáticas desfavoráveis em regiões produtoras. A Céleres estima que 1,7% da safra de inverno tenha sido colhida até o último dia 3, mesmo porcentual verificado em igual época do ano passado. O rendimento na safra de inverno foi projetado em 4,74 toneladas por hectare, muito abaixo dos 6 toneladas por hectare observadas no ciclo anterior.
“Os relatos dos produtores dão conta de que, apesar do retorno das chuvas em algumas localidades, estas foram poucas e insuficientes para reverter o processo de perda do rendimento do cereal, sobretudo no Centro-Oeste e em Minas Gerais”, destaca a consultoria, em relatório.
A Céleres elevou sua projeção de área plantada com o cereal em segunda safra para 10,4 milhões de hectares, incremento de 5% na comparação com a estimativa anterior.Para a safra de verão, a Céleres revisou para cima sua estimativa de produção para 28,85 milhões de toneladas, de 28,7 milhões de toneladas na projeção divulgada em maio.
Estoques
A Céleres estima que o volume de milho armazenado ao fim da temporada 2015/16 será de 5,35 milhões de toneladas, 63% menor em relação à safra passada, quando restaram 14,2 milhões de toneladas. “Os estoques finais da safra 2015/16 deverão ser suficientes para apenas 22 dias de consumo, nível bastante preocupante para o restante de 2016 e para primeiro semestre de 2017.”
Consumo
A consultoria reduziu novamente suas estimativas para consumo de milho para ração animal e exportação na temporada 2015/2016. Para alimentação animal, devem ser destinadas 48,07 milhões de toneladas, ante 48,84 milhões de toneladas esperadas em maio. Em 2014/2015, o consumo para ração foi de 49,45 milhões de toneladas.
A exportação também sofreu ajuste para baixo. Segundo a Céleres, devem ser exportados 27 milhões de toneladas em 2015/2016, uma redução de 500 mil toneladas ante a projeção anterior, e abaixo das 28,92 milhões de toneladas embarcadas em 2014/2015.
De acordo com a Céleres, “os volumes embarcados deverão se acelerar a partir de julho, porém, num ritmo menor que do ano passado, dado que os preços nos portos poderão ser menos competitivos, internacionalmente, que os registrados no ano anterior”.
Importação
A consultoria projeta que compradores brasileiros devem adquirir 1 milhão de toneladas de milho de outros países. No mês passado, a projeção era de importação de 600 mil toneladas.
Segundo a Céleres, o volume recebido pelo País deve aumentar em virtude da “ação mais efetiva das indústrias nacionais antes do auge da colheita da segunda safra”. Contudo, a consultoria ressalta que isso não deve ser suficiente para impactar negativamente nas cotações internas.
FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











