Envelhecimento dos canaviais pode prejudicar produção - Agron Agronégocios Online

Envelhecimento dos canaviais pode prejudicar produção

Compartilhar

Envelhecimento dos canaviais pode prejudicar produção de açúcar brasileira no futuro.

As condições climáticas não poderiam ter sido melhores durante os últimos 30 dias para o início da colheita da cana no centro-sul do Brasil, mas a seca que acelerou a moagem reteve o replantio de canaviais mais velhos, o que pode impactar negativamente as produções futuras.

O Brasil está nos primeiros estágios de uma safra recorde de cana que pode atingir até 630 milhões de toneladas, de acordo com o grupo industrial Unica, graças à amplas chuvas no fim do ano passado e no início deste ano.

As usinas estão avançando muito nos campos após a falta de chuva nos últimos 35 dias.

Mas, de acordo com especialistas, as boas condições para a colheita podem custar ao setor produtividades agrícolas no futuro, com a seca atingindo a cana recém-plantada e as plantas que estão brotando após o corte em meio à falta de umidade.


Vanessa Nardy, analista do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), disse que os canaviais do centro-sul têm necessidade de renovação urgente após anos de investimentos abaixo do ideal devido à má situação financeira das usinas.

“Estamos quase 40 por cento abaixo da taxa de replantio de cana vista há dois anos”, ela disse.

De acordo com dados do CTC, a taxa de replantio dos canaviais está em 10 por cento da área cultivada total em 2015, a mínima desde pelo menos 2005.

“Temos preocupação com o que vai acontecer no ano que vem”, disse o diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues.

Na atual temporada 2016/17, que vai de abril a março, a quantidade de cana que está chegando ao seu quarto ou quinto ano de cortes aumentou, enquanto as plantas no segundo ou terceiro anos de produção caiu.

Os canaviais podem crescer novamente sem replantio por até cinco ou mais anos. Mas eles são mais produtivos nos primeiros anos de produção, com o rendimento caindo gradualmente conforme envelhecem.

Mas ambos Nardy e Padua disseram que boas condições climáticas, com amplas chuvas, como vistas nos últimos seis meses, podem compensar para a ocorrência de outra grande safra no ano que vem, mesmo se o replantio for abaixo do ideal e os canaviais envelhecerem.

O aprofundamento da crise econômica no Brasil e as frágeis condições financeiras das usinas do país também pressionarão os calendários de replantio das usinas.

O replantio é uma das operações mais caras para uma usina.

Fonte: Reuters. Autor: Marcelo Teixeira.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!