Categories: Agricultura

Safra de café do Brasil pode superar 53 milhões sacas

Safra de café do Brasil pode superar 53 milhões sacas em 2016, diz Abic.

A safra brasileira de café em 2016 deverá superar 53 milhões de sacas, acima das previsões iniciais do governo federal, estimou nesta quarta-feira o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Ricardo Silveira, citando chuvas benéficas para as plantações.

Publicidade

“Acredito que a safra vai superar a expectativa (em volume) e em qualidade também. As chuvas ajudaram, choveu na época certa, a gente tem notícias de lavouras sadias e peneiras altas”, disse o executivo, que participou de evento em São Paulo.

Em janeiro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou a safra do país entre 49,13 milhões e 51,94 milhões de sacas, ante 43,24 milhões em 2015, ano bastante afetado por seca nas principais regiões cafeeiras. No cenário mais otimista da Conab, haveria uma alta de 20 por cento e um novo recorde de colheita.

Segundo Silveira, a safra de café robusta do Espírito Santo, o maior produtor desta variedade, sofreu os efeitos de uma seca severa, mas uma maior produção de café arábica vai mais do que compensar aquelas perdas.

O consumo no Brasil poderá subir para 21,3 milhões de sacas em 2016, ante previsão anterior de 21 milhões de sacas, com os consumidores optando por marcas mais baratas em meio à crise econômica para não abandonar o hábito de beber café, segundo projeções da Abic.

Em 2015, o consumo no Brasil somou 20,6 milhões de sacas.

Fonte: Reuters. Por: Roberto Samora.

Carolaine

Published by
Carolaine

Recent Posts

Suinocultura de Mato Grosso do Sul: Setor dispara 50% com R$ 300 mi

A suinocultura de Mato Grosso do Sul cresce 50% em três anos com aporte de…

6 horas ago

Estratégia Energética dos EUA: O detalhe que todos ignoram

A nova Estratégia Energética dos EUA sob Trump e Rubio foca em limitar o petróleo…

7 horas ago

Pneumonia Bovina: Por que vacinar não impede a doença?

A pneumonia bovina compromete o lucro do confinamento muito além dos remédios. Saiba como a…

7 horas ago

Antimicrobianos como promotores de crescimento: Proibição vai encarecer a carne?

O Mapa proibiu o uso de antimicrobianos como promotores de crescimento na pecuária. Entenda o…

7 horas ago

Arroba do Boi China: 11 praças com os preços de hoje

Confira os valores da arroba do boi china a prazo para este 28/04. Tabela completa…

11 horas ago

Arroba da vaca gorda: Veja as cotações em 32 praças

Confira o preço da arroba da vaca gorda hoje em 32 praças brasileiras. Veja as…

12 horas ago

This website uses cookies.