INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA FLORESTA ABRE A REDEAGRO

Compartilhar

     Na próxima segunda-feira, dia 21, tem início o Circuito RedeAgro 2016. Reconhecido como um dos principais encontros do agronegócio nacional, o evento abre sua temporada em Indaiatuba (SP) promovendo uma ampla discussão sobre os desafios e benefícios da Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF).

     A estratégia tem se consolidado como uma alternativa para o desenvolvimento sustentável do negócio rural. O sistema Integração Lavoura Pecuária (ILP) e o ILPF combinam as atividades de agricultura, pecuária e floresta, promovendo um melhor aproveitamento da terra – principal ativo das empresas rurais -, a otimização de recursos e a diversificação da atividade econômica na propriedade.

      A discussão do tema durante o primeiro encontro da RedeAgro em 2016 é uma forma encontrada pelos gestores para  fomentar o conhecimento sobre a estratégia, a partir da visão de especialistas que coordenam projetos bem sucedidos nesta área. “Nós entendemos que a ILPF é uma tendência que, gerida de maneira estratégica, pode se tornar um diferencial competitivo para as empresas rurais do país”, afirma João Pontes, diretor de planejamento estratégico da John Deere na América Latina. A empresa é uma das idealizadoras da RedeAgro, uma  aliança estratégica formada pelas empresas Prodap, Dow AgroSciences, Tru-Test, TOTVS e Valley, com o apoio da FDC.

      Com nove horas de programação, o evento reunirá nomes de referência na aplicação do sistema. O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, abordará a relevância sustentável da ILPF e o potencial de transformação da atividade agropecuária. Em seguida, será a vez de Leonardo Sá,  CEO da Prodap – empresa que combina soluções de consultoria, nutrição animal e software para o agronegócio – destacar o papel estratégico do sistema. A proprietária da fazenda Santa Brígida, Marize Porto Costa, completa o grupo de palestrantes, com a apresentação do case do seu negócio – benchmarking em ILPF.

      A Rede Agro promoverá, ainda, uma mesa redonda em que os palestrantes se juntarão a outros gestores de propriedades rurais para compartilhar suas expertises na gestão da ILPF.

 

Gestão estratégica é o principal desafio

      O desenvolvimento de um olhar estratégico sobre a Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) é um dos temas centrais desta edição da RedeAgro. Segundo o CEO da Prodap, Leonardo Sá, a implementação do sistema deve considerar variáveis estratégicas do negócio para se tornar bem sucedida. “Muito se fala sobre os aspectos técnicos da ILPF. Mas, o gestor precisa entender que o sistema propõe uma mudança de negócio e não apenas uma nova estratégia”, analisa Sá, destacando a importância de definir um planejamento para o processo de integração.

      Durante sua palestra, Leonardo Sá abordará o aspecto cultural da mudança do negócio e o seu impacto sobre pontos importantes da gestão, como os processos, as pessoas e a avaliação de resultados. “A ILPF faz surgir um novo perfil de empresa, que nasce a partir de duas culturas organizacionais diferentes: a agricultura e a pecuária. O grande desafio da implantação é encontrar um caminho comum que fortaleça o negócio o tornando sustentável, do ponto de vista financeiro e ambiental”, avalia.

 

RedeAgro

      A RedeAgro é a aliança estratégica do agronegócio formada por empresas com soluções sinérgicas e guiadas por um único objetivo: gerar soluções e conhecimento de alto nível para os principais empresários e gestores do agronegócio do Brasil.

 

Serviço

 

5º Circuito RedeAgro

Data: 21 e 22 de março

Local: Indaiatuba (SP)

Mais informações: http://www.redeagro.agr.br/

 

 

 

 

 


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: