Imea reduz estimativa de produtividade da soja em MT - Agron Agronégocios Online

Imea reduz estimativa de produtividade da soja em MT

Compartilhar

O cálculo foi realizado com base nos 39,4% de área já colhida até esta semana, quando avançou 13,8 pontos percentuais.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) reduziu sua estimativa para a produtividade das lavouras de soja em Mato Grosso, após quatro semanas sucessivas de correção para cima. O calculo realizado com base na área colhida até esta semana indica um rendimento de 52,42 sacas de soja por hectare, volume abaixo das 52,59 sacas estimadas na semana passada.

Os técnicos do Imea corrigiram para baixo a produtividade na região do médio-norte, maior produtora de soja, responsável por 34% da área cultivada com soja no Estado, a mais castigada pela estiagem em janeiro deste ano.

O rendimento da soja no médio-norte foi estimado em 50,18 sacas por hectare, ante as 50,72 sacas por hectare estimadas na semana passada. Para o centro-sul a estimativa caiu de 53,52 sacas para 52,97 sacas. Na região Norte a produtividade recuou de 52,88 sacas para 51,96 sacas.

As correções mais expressivas nas produtividades ocorreram para a região Nordeste (de 49,69 sacas para 50,39 sacas por hectares) e no noroeste (de 52,42 para 53,18 sacas por hectare). A maior produtividade está sendo registrada na região oeste de Mato Grosso, com a colheita de 56,02 sacas por hectare.


A nova estimativa de produtividade sinaliza a produção de 28,9 milhões de toneladas de soja, levando em conta a área plantada de 9,203 milhões de hectares. A projeção fica abaixo das 29,041 milhões de toneladas da semana passada, mas acima das 27,5 milhões de toneladas previstas em janeiro, no auge das preocupações com os efeitos da forte estiagem que castigou a soja precoce.

Colheita

A colheita da soja em Mato Grosso avançou 13,8 pontos nesta semana e atingiu 39,4% da área plantada, superando em 4,8 pontos percentuais o ritmo dos trabalhos na mesma época do ano passado, evidenciando a recuperação do tempo perdido com o atraso do plantio.

Embalados pelas boas condições climáticas, os produtores de Mato Grosso colheram nesta semana 2,356 milhões de hectares de soja e área total colhida soma agora 3,626 milhões hectares.

O maior avanço na colheita, de 28,2 pontos percentuais nesta semana, foi registrado no médio-norte, com 45,6% da área colhida, bem a frente dos 17,4% registrados em igual período na safra passada. O maior atraso, de 17,8 pontos, ocorre na região norte, com 30,9% da área colhida, ante 48,7% em meados de fevereiro do ano passado.

FONTE: GLOBO RURAL. POR: VENILSON FERREIRA.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!