Categories: Agricultura

Diversificação: Mais segurança ao produtor

Focar somente em uma atividade dentro da propriedade pode ser menos trabalhoso para o produtor. Porém, os riscos de arcar com possíveis prejuízos que podem ocorrer em uma atividade são maiores. Diversificar a produção, ou seja, fazer mudanças constantes de atividade e ter duas ou mais ações em uma propriedade pode oferecer uma condição que muitos produtores buscam: segurança.

Além de fazer bem para o solo, a diversificação da produção deixa a propriedade economicamente viável, segundo avalia o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Carlos Hugo Godinho. Com a adoção de mais de uma atividade, o especialista explica que o produtor consegue diluir os custos e elevar a sua lucratividade.

Publicidade

Godinho afirma que muitos produtores estão se especializando em duas ou mais atividades. Segundo ele, um dos segmentos de destaque como alternativa positiva é a avicultura de corte, que pode ser junto com a produção de laranja, por exemplo. Em um curto espaço, o agricultor pode se inserir na criação de aves, segmento que, com o apoio das integradoras, tem se mostrado rentável.

Mas Godinho afirma que muita gente não tem conhecimento específico para a adoção de outra atividade. Por isso, é sempre importante buscar informações sobre a atividade antes mesmo de iniciar o projeto. Essa dificuldade é um dos principais gargalos da diversificação de produção, que pode aglutinar diferentes atividades com bom potencial de mercado. “Os segmentos de aves, suínos e leite têm remunerado bem”, assinala o especialista.

Ele completa que o Paraná tem se mostrado um Estado que diversifica bem a sua produção. Apesar de 30% do Valor Bruto de Produção (VBP) corresponder somente ao segmento soja, Godinho observa que o Paraná possui diversos tipos de atividades espalhadas por todo território, como laranja e mandioca no Noroeste, leite nos Campos Gerais, hortigranjeiros na região metropolitana de Curitiba (RMC), entre outros.

Osvaldo Marques de Oliveira, produtor na região de Jaguapitã (Norte), tem duas atividades. A principal é a produção de frangos de corte, tendo a bovinocultura de corte como complemento de renda. O aviário possui capacidade de alojar 50 mil aves e atualmente o rebanho bovino totaliza 48 cabeças.

“Trabalho dá, mas o gado nos oferece uma renda extra”, destaca o produtor. Oliveira já pensou também em criar carneiro, mas ao ver a relação custo-benefício acabou por optar pela produção das carnes de boi e frango em uma área de 9,6 hectares.

Marcos Chinaglia, produtor na região de Cambé (região metropolitana de Londrina) aliou a produção de frango de corte com a agricultura para conseguir manter uma renda constante durante todo o ano. Ele afirma que a agricultura traz retorno a cada seis meses, já a avicultura a cada 60 dias. “Só com a produção de grãos não dá para se manter”, diz o produtor que recomenda a diversificação. Ao todo, ele possui dois aviários de 600 m² cada, com capacidade de 8 mil aves por unidade. Para o cultivo de grãos, Chinaglia destina uma área de 8,4 hectares.

Fonte: Folha Web. Autor: Ricardo Maia.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Quando o cachorro raspa a própria cama antes de deitar, está reproduzindo um hábito antigo que ainda persiste mesmo dentro de casa

O gesto parece estranho no apartamento, mas o cachorro continua obedecendo algo que vem de…

2 horas ago

Como um morcego constrói uma “imagem mental” do ambiente usando ecolocalização e transformando sons refletidos em percepção espacial

No silêncio absoluto da noite, o morcego não está perdido — ele está literalmente “vendo”…

3 horas ago

Como o cachorro consegue perceber sinais invisíveis no corpo humano e estudos investigam como o olfato canino identifica alterações ligadas até ao câncer

O comportamento silencioso que muitos tutores ignoram antes mesmo de um diagnóstico Em muitos lares,…

1 dia ago

Parece ficção científica, mas o camarão mantis enxerga um mundo invisível que simplesmente não existe para os olhos humanos

O camarão mantis não chama atenção apenas pela força absurda do golpe: sua visão parece…

1 dia ago

A coruja gira o pescoço em até 270 graus porque seus olhos são praticamente imóveis dentro da órbita

Estrutura ocular da coruja obriga a ave a transformar o pescoço em uma extensão da…

2 dias ago

Urso polar pode ficar quase invisível em imagens térmicas e o motivo envolve uma adaptação extrema que reduz drasticamente a perda de calor

Pelagem do urso polar bloqueia calor na superfície e reduz contraste térmico mesmo diante de…

2 dias ago

This website uses cookies.