Solo de qualidade ajuda na engorda do rebanho
O investimento em uma pastagem de qualidade tende a garantir a rentabilidade da pecuária mesmo em momentos de aperto econômico. Essa estratégia sustenta as operações na Fazenda Santa Marta, de Londrina (Norte), que detém 150 cabeças entre touros e matrizes puros de origem (PO) e receptoras mestiças.
Conforme o agrônomo e consultor Antônio Domansky dos Reis, da Planafertil Agroflorestal, se o objetivo for criar um gado de boa qualidade é preciso começar investindo no solo que vai dar a base da pastagem. “É aquela escadinha, qualidade a partir do solo, planta nutritiva, qualidade do animal. E com baixo custo. Você pode até colocar um monte de ração, aí fica fácil, mas o custo inviabilizaria a atividade.”
A tecnologia torna-se uma aliada na análise topográfica com uso de GPS, por exemplo. Feito o mapeamento, detalhando tamanho e declives, é possível calcular quantidade de herbicida. É necessária ainda análise química do solo. “O básico do básico é analisar a quantidade de cálcio, magnésio, potássio, fósforo, corrigindo e equilibrando os elementos”, detalha o agrônomo.
A preparação é intensa, mas traz retorno, garante a zootecnista e sócia da fazenda, Ana Lucia Spironelli Quintiliano. “É um trabalho muito intenso, que exige diversificação e técnicas avançadas. A gente está procurando fazer é isso, reformando os pastos para reduzir custos de suplementação e trabalhando com gado de qualidade”, ensina.
Fonte: Marcos Cesar Gouvea, do Jornal de Londrina / Gazeta do Povo (AgroGP).
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











