Categories: Agricultura

Oferta de milho deve superar demanda em SP em 2015

A disponibilidade de milho no Estado de São Paulo deve registrar uma recuperação da oferta em 2015, conforme avaliação da Câmara Setorial de Milho, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Isso deve ocorrer graças ao crescimento da produção na safra 2014/15, que alcançará 4,115 milhões de toneladas, um aumento de 12,8% ante 2013/14 (3,660 milhões de t). A safra 2014/13 foi prejudicada pela falta das chuvas e altas temperaturas, provocando um aumento da importação do cereal de outros Estados.

O balanço mostra que o Estado de São Paulo deve consumir 8,303 milhões de toneladas de milho em grão este ano, o que representa aumento de 2,7% em comparação com o ano anterior (8,082 milhões de t). Com o aumento da produção interna paulista, a importação do grão deverá cair 3,4%, para 4,748 milhões de t. Considerando estoque de passagem de 623 mil t, a oferta total deverá superar a demanda, alcançando 9,485 milhões de t. Em virtude da valorização do dólar a partir do início do ano, “a expectativa é de que haja um aumento de 9,4% nas exportações de milho em comparação ao ano anterior, atingindo 475 mil toneladas”, informa o pesquisador Maximiliano Miura, pesquisador do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão ligado à Secretaria de Agricultura.

Publicidade

Boa notícia O aumento da produção paulista de milho é uma boa notícia para os produtores de proteína animal, observa em comunicado o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Arnaldo Jardim. Segundo ele, avicultores e criadores de rebanho de corte e leite, principalmente, utilizam o grão para compor a dieta de suas criações no período de entressafra. O consumo de milho em São Paulo está dividido em animal, industrial e não comercial.

O consumo animal com 6,46 milhões de toneladas corresponde a 78% do consumo total no Estado. A avicultura de corte é a maior demandante, com 2,6 milhões de toneladas e uma participação de 40% no consumo setorial. Seguida da avicultura de postura, que consome 1,2 milhão de toneladas de milho, da suinocultura com 969 mil toneladas, da pecuária de leite com 430 mil toneladas, da pecuária de corte com 207 mil toneladas e do segmento de outros animais com 1,03 milhão de toneladas.

Fonte: Revista Globo Rural.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Fevereiro Roxo para pets: o segredo da longevidade silenciosa

O artigo detalha a campanha Fevereiro Roxo para pets, focada na conscientização sobre doenças crônicas…

20 horas ago

Como acalmar um gato arisco: 5 estratégias para conquista-lo

Este artigo explora as causas e soluções para o comportamento do gato arisco, abordando desde…

20 horas ago

O segredo revelado de como escolher um gato ideal para você

O artigo detalha os critérios essenciais para quem deseja adotar um felino, enfatizando que a…

20 horas ago

Tosa bebê: o segredo visual que rejuvenesce cães adultos

O artigo explora detalhadamente a técnica da tosa bebê, explicando que ela consiste em um…

20 horas ago

O segredo do Prototaxites: Um fungo ou um novo reino?

Este artigo detalha a história e os mistérios do Prototaxites, um organismo gigante que viveu…

21 horas ago

Pod: o segredo por trás do viral sobre o tênis autoajustável

O artigo analisa o vídeo viral de um suposto pod de tênis auto-ajustável que promete…

21 horas ago

This website uses cookies.