RS: Dieta para vacas leiteiras foi tema de curso ministrado pela Emater/RS-Ascar em Teutônia.
Um grupo formado por agricultores, alunos do Colégio Teutônia e técnicos da Emater/RS-Ascar dos municípios de Bom Retiro do Sul, Westfália, Lajeado, Brochier, Tabaí, Poço das Antas e Teutônia participou entre terça e quarta-feira (30/06 e 01/07), de um curso sobre dietas para vacas leiteiras.
Realizada no Centro de Formação de Agricultores de Teutônia (Certa), da Emater/RS-Ascar, a capacitação abordou temas como introdução para dieta de ruminantes, fisiologia digestiva, variáveis das exigências nutricionais, consumo de matéria seca e tipos de alimentos.
De acordo com o coordenador do Certa, técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar Maicon Berwanger, durante a atividade, os bovinocultores de leite também foram capacitados para trabalhar com planilhas para gerenciamento do rebanho e com o Programa Boviter, que possibilita uma maior precisão nos cálculos para as dietas dos animais. ?O objetivo da atividade é dar uma maior autonomia para os agricultores, uma vez que a alimentação do rebanho representa um dos fatores mais impactantes nos custos de produção, chegando a atingir a marca de 65% do valor investido?, explica.
Berwanger ressalta que a qualificação possibilitará aos produtores decidir o que colocar na alimentação de seus animais, de acordo com a época do ano e tendo por base um eventual aumento de preço de rações e concentrados. ?Essa mudança da alimentação é um trabalho eficaz se feito com consciência e com o uso de produtos qualificados, algo que não seria possível com a simples compra de insumos de fora da propriedade?, analisa. ?Como consequência desse processo, se torna possível aperfeiçoar a genética do rebanho e também aumentar a produtividade dos animais?, observa.
Para um dos participantes, Miguel Mützenberg Zirbes, da localidade de Linha São João, em Poço das Antas, a qualificação possibilitará uma maior precisão no controle da produção de leite. Ao lado dos pais, Marco e Zoraide, Miguel possui 25 vacas, produzindo 500 litros de leite ao dia. ?Acredito que esse número possa chegar a 750 litros de leite ao dia, sem um grande aumento do plantel?, projeta. Além da bovinocultura leiteira, a família também trabalha com suinocultura em sistema de terminação. ?Penso ser importante diversificar para não ficarmos presos a um só tipo de atividade?, reflete.
Aos 18 anos, Miguel não pensa em sair da propriedade. Quando era mais novo, saiu de casa para trabalhar em uma cooperativa de Teutônia e para estudar no curso técnico agrícola. ?Quando tinha 14 anos, só pensava em ir para a cidade?, recorda. Hoje, ao analisar a infraestrutura e a qualidade de vida no meio rural, o jovem não se imagina longe do campo. ?Temos internet, TV a cabo, carro, acesso a estudo, posso ir a festas no final de semana, jogar futebol, como qualquer jovem?, afirma. ?E ainda por cima ganho o meu dinheiro e trabalho no meu horário, sem ninguém para dizer o que tenho que fazer?
O segundo módulo do Curso será realizado pelos mesmos produtores participantes nos dias 25 e 26 de agosto. Já a próxima capacitação está prevista para os dias 8 e 9 de setembro. O Certa também oferece formações em outras áreas, como bovinocultura leiteira, qualidade do leite e gerenciamento da propriedade rural. As atividades contam com o apoio das cooperativas Languriu, Sicredi Ouro Branco e Certel. Mais informações podem ser obtidas na sede do Certa, na Rua Asidio Dreyer, 154, bairro Teutônia, pelo e-mail ctteutonia@emater.tche.br ou ainda no site http://www.emater.tche.br, no link Centros de Formação.
Fonte: Emater – RS.
túneis escavados por preguiças-gigantes são estruturas impressionantes criadas há milhares de anos no Brasil. Esses…
proteção contra geada em cerejas é uma prática essencial para evitar perdas severas na produção.…
peixe-fantasma é uma criatura abissal com cabeça transparente e olhos internos que giram para cima.…
Há um comportamento curioso que chama atenção em ambientes domésticos: algumas calopsitas intensificam seus sons…
Transformar ambientes sem grandes investimentos deixou de ser um privilégio de projetos sofisticados. As plantas…
Abril marca um momento estratégico para quem deseja cultivar ervas aromáticas com mais eficiência e…
This website uses cookies.