Ferrugem asiática poderá causar grande quebra na soja em Ijuí (RS).
As primeiras lavouras de soja colhidas em Ijuí apresentam rendimento que varia de 40 a 55 sacas por hectare. Conforme o técnico agrícola do escritório local da Emater, Édio Korb, nesse momento ocorre colheita da oleaginosa precoce, para que após possa ser feito plantio de pastagens nessas mesmas áreas.
A ferrugem asiática que atinge lavouras de soja nesse final de ciclo pode surpreender agricultores, segundo Édio Korb. Ele alerta que existem áreas que poderão registrar perdas de até 15 sacas de soja por hectare, devido à ferrugem.
Porém, tudo depende principalmente do manejo feito na lavoura, ou seja, os defensivos utilizados contra a doença e se o agricultor variou o princípio ativo dos produtos na aplicação, para que a ferrugem não ficasse resistente.
No entanto, ainda é mantida a expectativa de produtividade média de 55 sacas por hectare em Ijuí. Lavouras mais tardias, conforme Édio Korb, devem ter produção maior que o registrado no momento, podendo ultrapassar 60 sacas de soja por hectare. A Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias volta a se reunir no final de abril para fechar os números de rendimento sobre a safra de verão e fazer previsão da safra de inverno, principalmente o trigo.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.
A ciência frequentemente busca na biodiversidade as respostas para os maiores enigmas da saúde humana,…
A faixa marrom de sargaço representa um acúmulo massivo de macroalgas que atravessa o Oceano…
O artigo detalha a biologia e o comportamento do Amazonian royal flycatcher, destacando sua famosa…
O artigo explora a técnica de nebulização em aves como um método eficaz e humano…
Este artigo explora a biologia fascinante da ave kiwi, destacando seu olfato único e o…
As impressões digitais são marcas biológicas formadas na camada basal da pele, tornando sua remoção…
This website uses cookies.