Mato Grosso proíbe plantio de soja safrinha

Compartilhar

MT proíbe plantio de soja safrinha e aumenta período sem o cultivo.

Os sojicultores de Mato Grosso estão proibidos de fazer a segunda safra de soja –a chamada safrinha. Além disso, deverão obedecer a um período maior para o vazio sanitário –período sem plantas vivas de soja. A decisão foi tomada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Agricultura Familiar e pelo Indea (Instituto de Defesa agropecuária de Mato Grosso). Conforme a instrução normativa número 1/2015 desta terça-feira (10), o vazio sanitário para a safra 2015/16 terá início em 1º de maio e terminará em 15 de setembro. A nova instrução revoga os prazos da anterior, cuja proibição era de 1º de junho a 30 de setembro.

A liberação de plantio a partir de 15 de setembro será analisada por um grupo de trabalho, para avaliar os efeitos sobre a soja semeada a partir de outubro. Seneri Paludo, da Sedec, diz que a decisão de expandir o vazio sanitário foi tomada com base em estudos agronômicos, que apontam a não sustentabilidade do plantio de soja sobre soja. Nery Ribas, diretor técnico da Aprosoja (associação dos produtores), diz que o vazio sanitário é uma ferramenta importante, mas só ele não resolve.

É uma prática que vem sendo adotada há anos, mas que precisa ser complementada com outras boas aplicações de manejo pelo produtor. Ribas diz que uma das preocupações dessa ampliação do vazio sanitário é com a produção própria de semente feita por parte dos produtores. A não produção gera custos extras para os produtores. Além disso, a semente produzida na própria fazenda vai exigir mais cuidados dos produtores, afirma Ribas.

Fonte: Jornal Folha de S Paulo.

Anuncio congado imagem


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!