Caravana Soja Brasil no Paraná

Compartilhar

Terceira etapa vai percorrer 941 km do Estado que é o segundo maior produtor de soja do Brasil.

 

A Caravana Soja Brasil iniciou-se hoje segunda, dia 20, a terceira viagem desta temporada 2014/2015. Desta vez, o destino será o Paraná, segundo maior produtor da oleaginosa no Brasil. O auditório móvel do Canal Rural vai viajar pelas principais regiões produtoras do Estado durante uma semana de interação e capacitação para os sojicultores locais.

 

Essa nova rodada de viagens começou em Londrina hoje segunda, dia 20. Depois, a caravana passa por Maringá, dia 21; Guarapuava, dia 22; Mangueirinha, dia 23; e Guaíra, dia 24. Serão 941 km percorridos nesta etapa.

 

Em Manguerinha e Guaíra, a programação terá edições especiais do Mercado & Cia, com apresentação de João Batista Olivi, às 12h20. Além dos eventos de capacitação, esta edição terá fóruns temáticos, tratando de interesses locais. A questão indígena será um dos temas tratados.

 

– Será o tema mais focado porque é um gargalo que o país enfrenta na agricultura. Temos esse problema na nossa região, e é algo que está aí. O problema existe, temos invasões e não se cumpre a Constituição. Muitos produtores estão abalados – afirma o presidente do Sindicato Rural da cidade, Silvanir Rosset, em entrevista ao programa Mercado & Companhia.

Anuncio congado imagem

 

Serão percorridos 941 km, passando cinco cidades produtoras do Paraná (Soja Brasil/Divulgação)

 

Novidade desta terceira edição do projeto, a Caravana Soja Brasil busca levar capacitação para os produtores locais. Antes do Paraná, a carreta do Canal Rural passou por outros grandes polos da sojicultura, como Mato Grosso do Sul e Goiás.

 

– É muito importante para coletar informações de como está nossa soja. Serve para nós da Aprosoja traçar um rumo. O que está acontecendo e no que precisamos ir atrás. A gente tem que ter ações que façam o produtor brasileiro fazer frente ao produtor internacional – ressalta o presidente da Aprosoja-PR, José Eduardo Sismeiro, em entrevista ao Mercado & Companhia no início deste mês.

 

Confira a programação da Caravana Soja Brasil no Paraná:

 

Londrina, dia 20. Local: Parque de Exposições Governador Ney Braga – Avenida Tiradentes, 6275

 

16h – Talk show sobre o agronegócio da soja

Apresentação: Kellen Severo

Participantes: Áureo Lantmann, consultor do Projeto Soja Brasil, e Amélio Dall’Agnol, pesquisador da Embrapa Soja

 

19h – Encontro com produtores rurais

Apresentação: Kellen Severo

Abertura: José Eduardo Sismeiro, presidente da Aprosoja-PR, e Áureo Lantmann, consultor do Projeto Soja Brasil

Painelistas: José Renato Bouças Farias, chefe-geral da Embrapa Soja (Cuidados para a próxima safra); Gustavo Bastos Alves, coordenador de Marketing da Basf (Circuito de inovações);José Geraldo Zaparoli Vieira, coordenador comercial da Yara Brasil Fertilizantes (Nutrição de soja para altas produtividades), Gumercindo Fernandes, agrônomo e especialista em meio ambiente (O Código Florestal e suas aplicações), e Sérgio Souza, deputado federal eleito do PMDB-PR (O trabalho da Frente Parlamentar da Agropecuária)

 

Maringá, dia 21. Local: Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro – Avenida Colombo, 2.186, Vila Morangueira

 

16h – Talk show sobre o agronegócio da soja

Apresentação: Kellen Severo

Participantes: Áureo Lantmann, consultor do Projeto Soja Brasil, e Amélio Dall’Agnol, pesquisador da Embrapa Soja

 

19h – Encontro com produtores rurais

Apresentação:Kellen Severo

Abertura: José Eduardo Sismeiro, presidente da Aprosoja-PR, e Áureo Lantmann, consultor do Projeto Soja Brasil

Painelistas: Gustavo Bastos Alves, coordenador de Marketing da Basf (Circuito de inovações);Josmar Reis, coordenador comercial da Yara Brasil Fertilizantes(Nutrição de soja para altas produtividades); Daniel Sosa-Gomez, pesquisador da Embrapa Soja (Manejo Integrado de Pragas – MIP, com ênfase em Helicoverpa e refúgio); e Sérgio Souza, deputado federal eleito do PMDB-PR (O trabalho da Frente Parlamentar da Agropecuária)

 

Guarapuava, dia 22. Local: Sindicato Rural de Guarapuava – Rua Afonso Botelho, 58

 

16h – Talk show sobre o agronegócio da soja

Apresentação: Kellen Severo

Participantes:Áureo Lantmann, consultor do Projeto Soja Brasil, Amélio Dall’Agnol, pesquisador da Embrapa Soja; e Liones Severo, diretor do SIM-Consult

 

19h – Encontro com produtores rurais

Apresentação: João Batista Olivi

Abertura: José Eduardo Sismeiro, presidente da Aprosoja-PR, e Áureo Lantmann, consultor do Projeto Soja Brasil

Painelistas: Gustavo Bastos Alves, coordenador de Marketing da Basf (Circuito de inovações); Liones Severo, diretor do SIM-Consult (Tendências dos mercados agrícolas mundiais); Sérgio Souza, deputado federal eleito/PMDB – PR, e Dilceu Sperafico, deputado federal/PP-PR (O trabalho da Frente Parlamentar da Agropecuária)

21h – Jantar

 

Mangueirinha, dia 23. Local: Parque de Exposições Miguel Arlei Reis – Rua Getúlio Vargas, s/nº

 

12h20 – Mercado & Cia ao vivo, com João Batista Olivi

 

16h – Palestras com pesquisadores

Painelistas: Áureo Lantmann, consultor (Balanço e perspectivas do Projeto Soja Brasil) e Amélio Dall’Agnol, pesquisador da Embrapa Soja (Agronegócio da soja no Brasil e no mundo)

 

18h – Encontro com produtores rurais

Apresentação: João Batista Olivi

Abertura: José Eduardo Sismeiro, presidente da Aprosoja-PR

Painelistas: Gustavo Bastos Alves, coordenador de Marketing da Basf (Circuito de inovações); Áureo Lantmann, consultor do Projeto Soja Brasil (Balanço e perspectivas do Projeto Soja Brasil), e Osmar Conte, pesquisador da Embrapa Soja (Manejo Integrado de Pragas – MIP, com ênfase em Helicoverpa e refúgio)

 

Guaíra, dia 24. Local: Vila Maracaju dos Gaúchos – BR-163, Guaíra – Marechal Rondon

 

12h20min – Mercado & Cia ao vivo, com João Batista Olivi

 

16h – Palestras com pesquisadores

Painelistas: Áureo Lantmann, consultor do Projeto Soja Brasil (Balanço e perspectivas do Projeto Soja Brasil); Amélio Dall’Agnol, pesquisador da Embrapa Soja (Agronegócio da soja no Brasil e no mundo), e Jean Rosset, professor do Instituto Federal do Paraná (Qualidade do solo em áreas de plantio direto no oeste do Paraná)

 

19h – Encontro com produtores rurais

Apresentação: João Batista Olivi

Abertura: Silvanir Rosset, presidente do Sindicato Rural de Guaíra; José Eduardo Sismeiro, presidente da Aprosoja-PR; Almir Dalpasquale, presidente da Aprosoja Brasil; e Fabian Vendruscolo, prefeito de Guaíra/PT.

 

Painelistas: Gustavo Bastos Alves, coordenador de Marketing da Basf (Circuito de inovações); Guilherme Schmitz , supervisor de mercado da Yara Brasil Fertilizantes (Nutrição de soja para altas produtividades); Nilson Hanke Camargo, assessor técnico e econômico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Infraestrutura de transporte no Paraná); Dilceu Sperafico, deputado federal/PP-PR, Osmar Serraglio, deputado federal/PMDB-PR: Sérgio Souza, deputado federal eleito/PMDB-PR, e Elio Rusch, deputado estadual/DEM-PR (A Frente Parlamentar da Agropecuária e a questão indígena).

 

Fonte: Projetosojabrasil.com.br


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *